Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39133
Type: Dissertação
Title: Planejamento, análise espacial e otimização da localização das escolas públicas municipais de Montes Claros - MG
Authors: Rodrigo Marques do Nascimento
First Advisor: Daniel Coelho de Oliveira
First Co-advisor: Narciso Ferreira dos Santos Neto
First Referee: Giovanni Campos Fonseca
Second Referee: Herlander Costa Alegre da Gama Afonso
Abstract: A urbanização acelerada das cidades brasileiras, sobretudo em meados do século XX, impôs diversos desafios para organização do espaço urbano, o que resultou na convergência de um conjunto de ações com vista ao planejamento, democratização e regulamentação das intervenções no território. Apesar de avanços nesse sentido, algumas temáticas ainda não possuem dispositivos nos planos municipais, a exemplo de diretrizes para definição da localização de escolas públicas. Logo, a disposição da rede escolar sem se pautar em critérios, sobretudo, de acessibilidade, pode acarretar longos trajetos residência-escola, fazendo com que os alunos percorram grandes distâncias a pé ou tenham que utilizar transportes motorizados, o que se torna oneroso, haja vista que a demanda por escolas públicas é composta na sua maioria por famílias de baixa renda. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva propor uma localização otimizada para as escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros - MG, utilizando a ferramenta facility location do TransCAD, a qual aplica o problema das p-medianas e visa diminuir a distância média de caminhada residência-escola. Previamente a indicação da solução, busca-se entender o cenário atual de localização das escolas. Para tanto, busca-se caracterizar a cidade de Montes Claros, MG, em relação ao perfil demográfico, socioeconômico e geográfico da população residente, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificar a presença de desequilíbrios espaciais na localização das escolas públicas municipais, ao verificar a quantidade de vagas das escolas e a distribuição da população, os critérios para alocação dos alunos nas escolas disponíveis na rede, a acessibilidade dos moradores com base nos indicadores propostos por Brau, Mercê e Tarrago (1980), utilizando a função Service Area do ArcGIS e, por fim, comparar a localização das escolas públicas municipais existentes na cidade com a nova localização gerada. Salienta-se que é utilizado mapas elaborados no ArcGIS para representar esse conjunto de análises. Diante disso, é proposta a localização ótimas das escolas em paralelo com a definição da escola que se encontra mais próxima de cada moradia da cidade, tendo em vista a configuração da rede escolar atual. Constata-se que há desequilíbrios espaciais na distribuição das escolas municipais em Montes Claros - MG, com destaque para a região noroeste que apresenta escassez de escolas de educação infantil, apesar de nessa área possuir intensa concentração de população com idade entre 0 e 5 anos. Em relação aos critérios vigentes de alocação dos alunos na escola, verifica-se que para as escolas de educação infantil pode haver situações em que os alunos sejam matriculados em escolas que não sejam a mais próxima da residência. Constata-se que a distância de caminhada residência-escola para os moradores da cidade é péssima na maior parte da área urbana. A proposta de localização otimizada apresenta considerável melhoria na acessibilidade dos moradores. A pesquisa apresenta fundamentos que corroboram para a redução do trajeto aluno-escola na cidade de Montes Claros - MG.
Abstract: The accelerated urbanization of Brazilian cities, especially in the mid-twentieth century, imposed several challenges for the organization of urban space, which resulted in the convergence of a set of actions aimed at planning, democratizing and regulating interventions in the territory. Despite advances in this regard, some issues still do not have provisions in municipal plans, such as guidelines for defining the location of public schools. Therefore, the provision of the school network without being guided by criteria, mainly of accessibility, it can lead to long distances home-school, making students walk through long paths on foot or having to use motorized transport, which becomes chargeable, considering that the demand for public schools is mostly made up of low-income families. In this context, this research aims to propose an optimized location for municipal public schools in the city of Montes Claros - MG, using the facility location TransCAD tool, which applies the p-median problem and aims to reduce the average walking distance from home to school. Prior to indicating the solution, the aim is to understand the current scenario of the location of schools. For that, we seek to characterize the city of Montes Claros, MG, in relation to the demographic, socioeconomic and geographic profile of the resident population, using data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), to identify the presence of spatial imbalances in the location of municipal public schools, by verifying the number of vacancies in schools and the distribution of the population, the criteria for allocation of students in schools available in the network, the accessibility of residents based on the indicators proposed by Brau, Mercê and Tarrago (1980), using the ArcGIS Service Area function and finally compare the location of existing municipal public schools in the city with the newly generated location. It should be noted that maps prepared in ArcGIS are used to represent this set of analyses. Therefore, the optimal location of schools is proposed in parallel with the definition of the school that is closest to every dwelling in the city, considering the configuration of the current school network. It was found out that there are spatial imbalances in the distribution of municipal schools in Montes Claros - MG, especially in the northwest region, which has a shortage of early childhood education schools, despite the fact that this area has an intense concentration of population between 0 and 5 years old. Regarding the current criteria for the allocation of students to their school, it appears that for early childhood education schools there may be hypotheses in which students are enrolled in schools that are not the closest to their residence. It is noted that the distance traveled by citizens to school is very low in most of the urban area. The optimized location proposal improves the accessibility of residents. The research presents fundamentals that corroborate for the reduction of the school trajectory in the city of Montes Claros - MG.
Subject: Escolas - Localização
SPRING (Software)
Montes Claros (MG) - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39133
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.