Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39135
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação permanente: contribuições para adesão às normas regulamentadoras dos serviços de saúde (NR32 E NR6)
Authors: Marcela da Costa Rodrigues
First Advisor: Adelaide de Mattia Rocha
Abstract: Introdução: A educação permanente em saúde pode ser entendida como uma prática de ensino-aprendizagem tendo como foco o desenvolvimento do trabalho, pautado na excelência e qualidade assistencial. Desta forma, esta prática deve ser aplicada nas instituições de saúde buscando formas de envolver a equipe para que desenvolvam senso crítico e tenham a dimensão da importância da adesão às normas de saúde e segurança. Problema: Neste contexto, observou-se a necessidade de realizar uma intervenção focada na educação permanente com os estagiários curriculares do curso técnico de enfermagem diante da baixa adesão às diretrizes das Normas Regulamentadoras 32 e 06. Objetivo: Este projeto objetiva fortalecer a adesão dos estagiários curriculares do curso técnico de enfermagem às diretrizes das Normas Regulamentadoras 32 e 06 por meio da educação permanente em saúde. Metodologia: A intervenção será realizada em uma instituição de saúde privada da região metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de uma ação educacional que acontecerá no período de março a abril de 2020, voltada aos 55 estagiários curriculares do curso técnico de enfermagem, provenientes de 03 escolas da região metropolitana de BH, que estão cursando as últimas 100h de estágio na Instituição. Como estratégia de ensino/aprendizagem, será utilizada a sala de aula invertida e posteriormente a discussão de casos clínicos com a utilização de um leito hospitalar montado para realização de simulação. Durante as discussões de casos clínicos os alunos serão avaliados pontualmente, observando se optaram corretamente pelas medidas preventivas e EPI’s necessários de acordo com o tipo de atividade e material infeccioso ou não infeccioso citado no caso em questão. Para o desenvolvimento do plano de intervenção será realizada uma revisão de literatura, aprofundando a que foi feita para a elaboração desse projeto, utilizando as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, selecionando artigos, resoluções e sites relacionados ao tema. Considerações finais: Partindo do pressuposto de que a educação permanente em saúde é um fator primordial e estratégia que possibilita transformar processos de trabalho, espera-se que com este projeto ocorra o fortalecimento da cultura e aumento da adesão por parte dos estagiários curriculares do curso técnico de enfermagem às diretrizes da NR32 e NR6. Palavras-chave: Exposição ocupacional, contenção de riscos biológicos, educação continuada, educação Técnica em enfermagem, saúde do trabalhador, dissertação acadêmica.
Abstract: Introduction: Permanent education in health can be understood as a teachinglearning practice focusing on the development of work, based on excellence and quality of care. Thus, this practice must be applied in health institutions seeking ways to involve the team so that they develop a critical sense and have the dimension of the importance of adhering to health and safety standards. Problem: In this context, it was observed the need to carry out an intervention focused on permanent education with the curricular interns of the technical nursing course in view of the low adherence to the guidelines of Regulatory Norms 32 and 06. Objective: This project aims to strengthen the adhesion of interns curricula of the technical nursing course to the guidelines of Regulatory Norms 32 and 06 through permanent health education. Methodology: The intervention will be carried out in a private health institution in the metropolitan region of Belo Horizonte. This is an educational action that will take place from March to April 2020, aimed at the 55 curricular interns of the technical nursing course, coming from 03 schools in the metropolitan region of BH, who are taking the last 100h of internship at the Institution. As a teaching / learning strategy, the inverted classroom will be used and later the discussion of clinical cases with the use of a hospital bed assembled to perform a simulation. During discussions of clinical cases, students will be assessed on time, observing whether they have correctly chosen the necessary preventive measures and PPE's according to the type of activity and infectious or non-infectious material mentioned in the case in question. For the development of the intervention plan, a literature review will be carried out, deepening the one made for the elaboration of this project, using the databases of the Virtual Health Library, selecting articles, resolutions and websites related to the theme. Final considerations: Based on the assumption that permanent education in health is a primary factor and strategy that makes it possible to transform work processes, it is expected that this project will strengthen the culture and increase the adhesion on the part of the curricular trainees of the technical course to the guidelines of NR32 and NR6. Keywords: Occupational exposure, containment of biological risks, continuing education, Technical education in nursing, occupational health, academic dissertation.
Subject: Exposição Ocupacional
Contenção de Riscos Biológicos
Educação Continuada
Educação Técnica em Enfermagem
Saúde do Trabalhador
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39135
Issue Date: 9-Apr-2020
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL MARCELA DA COSTA RODRIGUES CEFES.pdf4.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.