Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Myrian Corrêa de Araújo Ávilapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844832726033883pt_BR
dc.contributor.referee1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Marcia Regina Jaschke Machadopt_BR
dc.contributor.referee3Terezinha Taborda Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Edimilson de Almeida Pereirapt_BR
dc.creatorLuís Henrique da Silva Novaispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128988175845194pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-21T21:24:52Z-
dc.date.available2022-01-21T21:24:52Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39144-
dc.description.abstractThis work considers the hypothesis that, over time, critics have obliterated,when dealing with Soul of Africa trilogy, from Antonio Olinto, issues relating to the making of a potent artistic language, capable of sustaining the respective plots of the novels, ensuring them a sense of Unity, on a deeper leven than the one found immediately on the surface of the stories that form the Soul of Africa trilogy. Although the theme of the return of Afro-Brazilians to Africa is inescapable, due to being a fundamental point in the trilogy, it is understood that is methodologically necessary to avoid the distance between this theme and the processes chosen by the writer to elaborate a particular narrative language. In this sense, the mechanisms that formalize an internal necessity of the novel´s language were investigated, promoting the unfolding of the Olitian novel in a trilogy. It stands out, in this context, the operation of the fold (DELEUZE, 1991), an important element for theoretically formulating the contours of the expansion notion and the overflow of the language of the novel. It was aimed in this work, following the path recommended for Almeida (2017) and Risério (2012), the theoretical-critical approach between the operation of the fold and specific elements of Yoruba mythology and culture, fundamental to the trilogy´s elaboration.Through the figure of Exu and the spatiality of Keto´s markets, for instance, it was verified a narrative saving guided by the senses of ambivalence and impurity, that are also identified in the processes of the cultural negotiation among Africa, Europe and Brazil. Therefore, it is indicated the inseparability between the formal plan and the broader senses that a literary may reach.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho considera-se a hipótese de que, ao longo do tempo, a crítica tem obliterado, ao tratar da trilogia Alma da África, de Antonio Olinto, questões pertinentes à fatura de uma linguagem artística potente, capaz de sustentar as respectivas tramas dos romances, garantindo-lhes sentido de unidade, em um nível mais profundo que aquele verificado imediatamente na superfície das histórias que compõem a trilogia Alma da África. Embora o tema do retorno de afro-brasileiros à África seja inescapável, pois se trata de ponto fundamental na trilogia, entende-se que é metodologicamente necessário evitar o diapasão entre essa temática e os processos de que o escritor se vale para elaborar uma linguagem narrativa particular. Nesse sentido é que se investigaram os mecanismos que formalizam uma exigência interna da linguagem romanesca, promovendo o desdobramento do romance olintiano em trilogia. Destaca-se, nesse contexto, a operação da dobra (DELEUZE, 1991), elemento importante para que fossem formulados teoricamente os contornos da noção de expansão e de transbordamento da linguagem do romance. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira (2017) e Risério (2012), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fundamentais para a elaboração da trilogia. Por meio da figura de Exu e da espacialidade dos mercados de Keto, por exemplo, foi verificada uma economia narrativa pautada pelos sentidos de ambivalência e de impureza, também identificados nos processos de negociação cultural entre África, Europa e Brasil. Assim, indica-se a indissociabilidade entre o plano formal e os sentidos mais amplos que o literário pode alcançar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntonio Olintopt_BR
dc.subjectAlma da Áfricapt_BR
dc.subjectnarrativapt_BR
dc.subjectagenciamentopt_BR
dc.subjectdobrapt_BR
dc.subject.otherOlinto, Antônio, 1919- – Alma da África – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.titleUma trilogia na encruzilhada: narrativa e agenciamento em alma da áfrica, de Antonio Olintopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luís Novais_Uma trilogia na encruzilhada_tese_revisada_final (1) repositório.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.