Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39148
Tipo: Dissertação
Título: Women's voices in Emily Brontë's Wuthering Heights: the challenging of moral standards in The Victorian Age
Título(s) alternativo(s): As vozes das mulheres em Wuthering Heights, de Emily Brontë: o desafio dos padrões morais na era vitoriana
Autor(es): Luisa Kiesling Casali
primer Tutor: Marcel de Lima Santos
primer miembro del tribunal : Miriam Piedade Mansur Andrade
Segundo miembro del tribunal: Rosanne Bezerra de Araújo
Resumen: The aim of this dissertation is to show, through the analysis of the characters Catherine Earnshaw and Catherine Linton, how Emily Brontë’s Wuthering Heights challenged the moral standards for women in the Victorian age. In order to achieve this goal, I compare the choices of both women during the narrative, based on several approaches on philosophical morality, Christianity, feminism and ideology. I then analyze the consequences of their actions and the ending of the narrative for both characters, considering this the ultimate outcome of their attitudes. I discuss the situation of women in the sexist Victorian England according to Mary Wollstonecraft, John Stuart Mill and Simone de Beauvoir and the influence of ideology and class struggle as claimed by Karl Marx, Louis Althusser and Terry Eagleton. In addition, I consider the role of Christianity in the characters’ lives according to Friedrich Nietzsche and discuss the justification of their choices based on principles by Jean-Paul Sartre. Concerning the end of the narrative for each woman, I examine their level of well-being as conceptualized by Thomas M. Scanlon. Both Catherine Earnshaw and Cathy Linton acted in disagreement to the standards for women in the Victorian age. However, the majority of Cathy’s decisions was made in good faith according to Sartre’s principles, in opposition to her mother’s. Cathy managed to overcome the suffering inflicted on her by the men in the novel, responding with love and charity instead of with revenge. Her level of well-being in the end of the narrative was considerably superior to her mother’s. This proves that, even though conforming to a Christian view on virtue to a certain extent, Wuthering Heights challenged the moral standards for women in the Victorian Age.
Abstract: O objetivo dessa dissertação é mostrar, por meio da análise das personagens Catherine Earnshaw e Catherine Linton, como Wuthering Heights, de Emily Brontë, desafiou os padrões morais para mulheres na Era Vitoriana. Para alcançar esse propósito, eu comparo as escolhas de ambas as mulheres ao longo da narrativa, baseado em várias perspectivas sobre a moral filosófica, Cristianismo, feminismo e ideologia. Então analiso as consequências de suas ações e o final da narrativa para ambas as personagens, considerando este o principal resultado de suas atitudes. Eu discuto a situação das mulheres na sexista Inglaterra Vitoriana conforme Mary Wollstonecraft, John Stuart Mill e Simone de Beauvoir e a influência da ideologia e do conflito de classes como conceituado por Karl Marx, Louis Althusser e Terry Eagleton. Além disso, considero o papel do Cristianismo na vida das personagens de acordo com Friedrich Nietzsche e discuto a justificativa das suas escolhas baseado em princípios de Jean-Paul Sartre. A respeito do final da narrativa para cada mulher, examino seu nível de bem-estar como conceituado por Thomas M. Scanlon. Ambas Catherine Earnshaw and Cathy Linton agiram em discordância com os padrões para mulheres na Era Vitoriana. Porém, a maioria das decisões de Cathy foi feita com boa fé de acordo com os princípios de Sartre, ao contrário às de sua mãe. Cathy conseguiu superar o sofrimento nela infligido pelos homens do romance, respondendo com amor e caridade ao invés de com vingança. Seu nível de bem-estar no final da narrativa foi consideravelmente superior ao de sua mãe. Isso prova que, apesar de conformar-se até certo ponto a uma visão cristã de virtude, Wuthering Heights desafiou os padrões morais para mulheres na Era Vitoriana.
Asunto: Brontë, Emily, 1818-1848. – Wuthering Heights – Crítica e interpretação
Ficção inglesa – História e crítica
Feminismo na literatura
Mulheres na literatura
Literatura e moral
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39148
Fecha del documento: 23-ago-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertação Luísa K Casali pós banca pdfa.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.