Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcel de Lima Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099527748440390pt_BR
dc.contributor.referee1Miriam Piedade Mansur Andradept_BR
dc.contributor.referee2Rosanne Bezerra de Araújopt_BR
dc.creatorLuisa Kiesling Casalipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467908500581329pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T18:53:10Z-
dc.date.available2022-01-24T18:53:10Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39148-
dc.description.abstractO objetivo dessa dissertação é mostrar, por meio da análise das personagens Catherine Earnshaw e Catherine Linton, como Wuthering Heights, de Emily Brontë, desafiou os padrões morais para mulheres na Era Vitoriana. Para alcançar esse propósito, eu comparo as escolhas de ambas as mulheres ao longo da narrativa, baseado em várias perspectivas sobre a moral filosófica, Cristianismo, feminismo e ideologia. Então analiso as consequências de suas ações e o final da narrativa para ambas as personagens, considerando este o principal resultado de suas atitudes. Eu discuto a situação das mulheres na sexista Inglaterra Vitoriana conforme Mary Wollstonecraft, John Stuart Mill e Simone de Beauvoir e a influência da ideologia e do conflito de classes como conceituado por Karl Marx, Louis Althusser e Terry Eagleton. Além disso, considero o papel do Cristianismo na vida das personagens de acordo com Friedrich Nietzsche e discuto a justificativa das suas escolhas baseado em princípios de Jean-Paul Sartre. A respeito do final da narrativa para cada mulher, examino seu nível de bem-estar como conceituado por Thomas M. Scanlon. Ambas Catherine Earnshaw and Cathy Linton agiram em discordância com os padrões para mulheres na Era Vitoriana. Porém, a maioria das decisões de Cathy foi feita com boa fé de acordo com os princípios de Sartre, ao contrário às de sua mãe. Cathy conseguiu superar o sofrimento nela infligido pelos homens do romance, respondendo com amor e caridade ao invés de com vingança. Seu nível de bem-estar no final da narrativa foi consideravelmente superior ao de sua mãe. Isso prova que, apesar de conformar-se até certo ponto a uma visão cristã de virtude, Wuthering Heights desafiou os padrões morais para mulheres na Era Vitoriana.pt_BR
dc.description.resumoThe aim of this dissertation is to show, through the analysis of the characters Catherine Earnshaw and Catherine Linton, how Emily Brontë’s Wuthering Heights challenged the moral standards for women in the Victorian age. In order to achieve this goal, I compare the choices of both women during the narrative, based on several approaches on philosophical morality, Christianity, feminism and ideology. I then analyze the consequences of their actions and the ending of the narrative for both characters, considering this the ultimate outcome of their attitudes. I discuss the situation of women in the sexist Victorian England according to Mary Wollstonecraft, John Stuart Mill and Simone de Beauvoir and the influence of ideology and class struggle as claimed by Karl Marx, Louis Althusser and Terry Eagleton. In addition, I consider the role of Christianity in the characters’ lives according to Friedrich Nietzsche and discuss the justification of their choices based on principles by Jean-Paul Sartre. Concerning the end of the narrative for each woman, I examine their level of well-being as conceptualized by Thomas M. Scanlon. Both Catherine Earnshaw and Cathy Linton acted in disagreement to the standards for women in the Victorian age. However, the majority of Cathy’s decisions was made in good faith according to Sartre’s principles, in opposition to her mother’s. Cathy managed to overcome the suffering inflicted on her by the men in the novel, responding with love and charity instead of with revenge. Her level of well-being in the end of the narrative was considerably superior to her mother’s. This proves that, even though conforming to a Christian view on virtue to a certain extent, Wuthering Heights challenged the moral standards for women in the Victorian Age.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVictorian Agept_BR
dc.subjectMoralitypt_BR
dc.subjectEmily Brontëpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectChristianismpt_BR
dc.subject.otherBrontë, Emily, 1818-1848. – Wuthering Heights – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção inglesa – História e críticapt_BR
dc.subject.otherFeminismo na literaturapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e moralpt_BR
dc.titleWomen's voices in Emily Brontë's Wuthering Heights: the challenging of moral standards in The Victorian Agept_BR
dc.title.alternativeAs vozes das mulheres em Wuthering Heights, de Emily Brontë: o desafio dos padrões morais na era vitorianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação Luísa K Casali pós banca pdfa.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.