Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39273
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O perigo da infância: uma armadilha para pegar adultos?
Título(s) alternativo(s): The danger of childhood: a trap to catch adults?
El peligro de la infancia: ¿una trampa para atrapar adultos?
Autor(es): Márcia Maria Rosa Vieira Luchina
Resumo: Depois de apresentar as formulações de Michel Foucault em Os Anormais, destacando a presença do monstro judiciário, do pequeno masturbador e da criança indisciplinada na gênese da noção de anormal, e mostrando como a psiquiatria deixa de operar como uma terapêutica para exercer uma função disciplinar, a autora recorre à psicanálise de Freud e Lacan para diferenciar a criança foucaultiana e a criança freudiana, bem como a responsabilização jurídica e a responsabilização subjetiva. Para marcar os pontos de conjunção e disjunção entre Foucault e a psicanálise, o artigo faz uma apresentação e discussão teórica do tema em questão. Finaliza ao concluir que, a ter de escolher entre os dois discursos, fica com os dois, já que Foucault nos é importantíssimo para a discussão da luta antimanicomial e para uma reflexão crítica sobre questões ligadas à saúde mental, enquanto a psicanálise é indispensável como clínica.
Abstract: After presenting Michel Foucault’s formulations in The Anomalies, highlighting the presence of the judicial monster, the small masturbator and the undisciplined child in the genesis of the notion of abnormal, and showing how psychiatry ceases to operate as a therapeutic to exercise a disciplinary function, the author resorts to the psychoanalysis of Freud and Lacan to differentiate the Foucaultian child and the Freudian child, as well as legal accountability and subjective accountability. To mark the points of conjunction and disjunction between Foucault and Psychoanalysis, the article uses a theoretical presentation and discussion of the subject in question. The conclusion is that, having to choose between the two discourses, the author stays with both of them, considering that Foucault is very important for the discussion of the anti-asylum struggle and for a critical reflection on issues related to mental health, whereas psychoanalysis is indispensable as clinic.
Assunto: Psicanálise
Foucault, Michel, 1926-1984
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p318-329
URI: http://hdl.handle.net/1843/39273
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/18362
metadata.dc.relation.ispartof: Psicologia em Revista
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marciaPerigoInfancia.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.