Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39397
Tipo: Dissertação
Título: Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências
Autor(es): Gilmara Gonçalves Oliveira
Primeiro Orientador: Vinícius da Silva Lírio
Resumo: Esta dissertação apresenta a trajetória da autora, enquanto artista-professora-pesquisadora em performance, como suas experiências foram atravessadas pela interação cotidiana com o ambiente no qual ela está inserida e a maneira como a mesma se entende corporalmente nele. Junto a isso, é desenvolvida uma reflexão acerca de como a prática da performance transforma os envolvidos, enquanto sujeitos sociais, devido às reverberações durante e após sua realização, a partir de vivências pessoais da pesquisadora, enquanto artista e docente desta expressão, em diálogo com práticas e estudos diversos no campo da performance art. Em exercício autoetnográfico, são analisadas e interpretadas práticas passadas da autora, através de rastros dessas experiências artísticas e pedagógicas, contidas em diários de bordo e outros documentos de processo da pesquisadora. Como parte e resultado da pesquisa, compartilha-se, como produto da mesma, a proposta de uma residência artística em performance-arte-vida, da qual poderão participar pessoas interessadas em vivências corporais nesta expressão, sempre buscando refletir sobre as possíveis transformações nos sujeitos em imersão nesta prática.
Abstract: This dissertation presents the author's trajectory, as an artist-teacher-researcher in performance, how her experiences were crossed by the daily interaction with the environment in which she is inserted and the way she understands herself bodily in it. Along with this, a reflection is developed on how the practice of performance transforms those involved, as social subjects, due to reverberations during and after its realization, based on the personal experiences of the researcher, as an artist and teacher of this expression, in dialogue with various practices and studies in the field of performance art. In an autoethnographic exercise, past practices of the author are analyzed and interpreted, through traces of these artistic and pedagogical experiences, contained in logbooks and other documents of the researcher's process. As part and result of the research, it is shared, as a product of the same, the proposal of an artistic residency in performance-art life, in which people interested in bodily experiences in this expression may participate, having as a premise the understanding of their natures, through daily actions, always reflecting on the possible transformations in the subjects immersed in this practice.
Assunto: Educação
Performance (Arte)
Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Corpo como suporte da arte
Expressão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39397
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_GilmaraOliveira_versão final.pdfDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE), Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação e Docência.2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons