Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482809541374065pt_BR
dc.creatorGilmara Gonçalves Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0550424375301010pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T12:53:57Z-
dc.date.available2022-02-15T12:53:57Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39397-
dc.description.abstractThis dissertation presents the author's trajectory, as an artist-teacher-researcher in performance, how her experiences were crossed by the daily interaction with the environment in which she is inserted and the way she understands herself bodily in it. Along with this, a reflection is developed on how the practice of performance transforms those involved, as social subjects, due to reverberations during and after its realization, based on the personal experiences of the researcher, as an artist and teacher of this expression, in dialogue with various practices and studies in the field of performance art. In an autoethnographic exercise, past practices of the author are analyzed and interpreted, through traces of these artistic and pedagogical experiences, contained in logbooks and other documents of the researcher's process. As part and result of the research, it is shared, as a product of the same, the proposal of an artistic residency in performance-art life, in which people interested in bodily experiences in this expression may participate, having as a premise the understanding of their natures, through daily actions, always reflecting on the possible transformations in the subjects immersed in this practice.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a trajetória da autora, enquanto artista-professora-pesquisadora em performance, como suas experiências foram atravessadas pela interação cotidiana com o ambiente no qual ela está inserida e a maneira como a mesma se entende corporalmente nele. Junto a isso, é desenvolvida uma reflexão acerca de como a prática da performance transforma os envolvidos, enquanto sujeitos sociais, devido às reverberações durante e após sua realização, a partir de vivências pessoais da pesquisadora, enquanto artista e docente desta expressão, em diálogo com práticas e estudos diversos no campo da performance art. Em exercício autoetnográfico, são analisadas e interpretadas práticas passadas da autora, através de rastros dessas experiências artísticas e pedagógicas, contidas em diários de bordo e outros documentos de processo da pesquisadora. Como parte e resultado da pesquisa, compartilha-se, como produto da mesma, a proposta de uma residência artística em performance-arte-vida, da qual poderão participar pessoas interessadas em vivências corporais nesta expressão, sempre buscando refletir sobre as possíveis transformações nos sujeitos em imersão nesta prática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArtes do corpopt_BR
dc.subjectArte-vidapt_BR
dc.subjectPedagogias da performancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherCorpo como suporte da artept_BR
dc.subject.otherExpressãopt_BR
dc.titlePerformance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GilmaraOliveira_versão final.pdfDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE), Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação e Docência.2.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons