Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39412
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dc.contributor.advisor1Djenane Ramalho de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1148969228307246pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Simone de Araújo Medina Mendonçapt_BR
dc.contributor.referee1Yone de Almeida Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Larissa de Freitas Bonomopt_BR
dc.creatorMaria Luiza Ferreira Evangelistapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720948139270564pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T12:40:21Z-
dc.date.available2022-02-16T12:40:21Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39412-
dc.description.abstractOver time, the pharmacy profession has been marked by several changes. In the 1990s, discussions began on the need for pharmacists to redefine their social role in view of the high rates of morbidity and mortality resulting from the use of medications. These changes were also reflected in the teaching of Pharmacy, especially through the National Curriculum Guidelines, which propose changes in the curriculum structure of the Pharmacy program. This study aimed to understand, from the student's perspective, the culture of a course on pharmaceutical care practice in the context of the UFMG’s College of Pharmacy. The methodology adopted for the study was ethnography, which was conducted with students enrolled in the Pharmaceutical Care course at the UFMG Faculty of Pharmacy in the second half of 2019 and the first half of 2020. Data were collected through field diaries generated by participant observation, reflections, interviews, and materials produced by students throughout the course. Thematic analysis was conducted using the NVivo software. From the analysis and interpretation of the results, two central themes emerged: “A movement of search for professional identity” and “Understanding professional identity within the Pharmaceutical Care course”. The results revealed aspects identified by students as important in the construction of their professional identity, such as lack of knowledge of the social role of the pharmacist, as well as curricular issues such as the distance between theory and practice, lack of practical experiences in the curriculum and the need for knowledge focused on patient care. In addition, it was possible to observe elements of the Pharmaceutical Care course that strengthened students’ professional identity, such as the paradigm shift experienced by them, learning linked to practice, the discipline as a first contact with patient care in the curriculum and the learning of clinical reasoning. Even though this study was conducted in a specific setting, the findings can contribute to the construction of professional identity within the undergraduate curriculum, improving and strengthening the profile of graduates focused on patient care, as suggested in the new National Curriculum Guidelines and in the curricula reform proposals for the pharmacy program.pt_BR
dc.description.resumoAo longo do tempo a profissão farmacêutica se viu marcada por diversas mudanças. Na década de 1990 iniciaram-se discussões sobre a necessidade de o farmacêutico redefinir seu papel social frente às altas taxas de morbimortalidade decorrentes do uso de medicamentos. Essas mudanças se refletiram também no ensino em Farmácia, especialmente por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais que propõem modificações na estrutura curricular do curso de Farmácia. O objetivo da realização deste estudo foi compreender, na perspectiva do estudante, a cultura da disciplina de Atenção Farmacêutica no contexto de ensino da Faculdade de Farmácia da UFMG. A metodologia adotada foi a etnografia que foi conduzida com estudantes matriculados na disciplina de Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG do segundo semestre de 2019 e do primeiro semestre de 2020. Os dados foram coletados por meio de diários de campo gerados da observação participante, reflexões, entrevistas e materiais produzidos pelos estudantes ao longo da disciplina. A análise temática foi conduzida com auxílio do software NVivo. A partir da análise e interpretação dos resultados, emergiram duas temáticas centrais: “Um movimento de busca por identidade profissional” e “Entendendo a identidade profissional dentro da disciplina de Atenção Farmacêutica”. Os resultados revelaram aspectos identificados pelos estudantes como importantes na construção da identidade profissional como o desconhecimento do papel social do farmacêutico, bem como questões curriculares como a distância entre teoria e prática, ausência de experiências práticas no currículo e a necessidade de conhecimentos voltados para o cuidado. Além disso, foi possível observar elementos característicos da disciplina de Atenção Farmacêutica no fortalecimento dessa identidade profissional como a mudança paradigmática vivida pelos estudantes, o aprendizado ligado a prática, a disciplina como primeiro contato com o cuidado no currículo e o contato com o raciocínio clínico. Embora os resultados sejam fruto de um estudo conduzido em um cenário específico, seus achados podem contribuir com a construção da identidade profissional dentro do currículo de graduação, aprimorando e fortalecendo o perfil do egresso voltado para o cuidado, assim como é sugerido nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais e em propostas de reforma curricular para o curso de Farmácia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFARMACIA - FACULDADE DE FARMACIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceuticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAtenção farmacêuticapt_BR
dc.subjectEducação farmacêuticapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.title“Mudou a minha forma de me ver como profissional ": a perspectiva de estudantes de graduação em farmácia sobre uma disciplina de Atenção Farmacêutica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2023-09-15-
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