Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39422
Tipo: Artigo de Evento
Título: A infância como improviso: por uma abordagem espiral no ensino de artes para crianças
Autor(es): Marina Marcondes Machado
Resumo: A autora construiu um contraponto aos princípios da bastante divulgada e estabelecida “abordagem triangular” no ensino de arte e o nomeou por “abordagem espiral”, noção desenvolvida ao longo de anos de trabalho e estudo, com especial elaboração para a escrita de ensaio para o Concurso Mário Pedrosa da Fundação Joaquim Nabuco, no ano de 2011, do qual foi vencedora. Daquele momento em diante, a proposta ganhou novos contornos e muitos interessados, girando em torno da mistura dos âmbitos artístico-existenciais (MACHADO, 2011; 2015): miscigenação entre as corporalidades, as musicalidades, as teatralidades e as espacialidades, de modo que o papel do adulto condutor das propostas no ensino das artes será criar oportunidades, contextos e situações de convívio, em busca por experiências vivas e relacionais entre as crianças com dança, música, teatro e artes visuais. Este modo de trabalhar o ensino de arte com crianças e jovens propõe franco diálogo com a arte contemporânea e com as férteis relações entre arte e vida, e pretende desmistificar o preconceito de alguns ao hibridismo, hipótese em alguns meios considerada como um retrocesso por significar, para os críticos àqueles princípios, volta ao que se nomeou, no século passado, “educação artística” e professor de arte “generalista”. A autora, por sua vez, advoga pelo trabalho em rede e entre pares, o que poderá, ao longo do tempo, romper com corporativismos.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
Arte e educação
Arte moderna - Séc. XXI
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39422
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/anais-confaeb-2017/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ; Congresso Internacional dos Arte/Educadores ; Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A infância como improviso.pdf243.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.