Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39422
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dc.creatorMarina Marcondes Machadopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T14:34:45Z-
dc.date.available2022-02-16T14:34:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue27 ; 5 ; 2pt_BR
dc.citation.spage130pt_BR
dc.citation.epage139pt_BR
dc.identifier.issn2525-880Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39422-
dc.description.resumoA autora construiu um contraponto aos princípios da bastante divulgada e estabelecida “abordagem triangular” no ensino de arte e o nomeou por “abordagem espiral”, noção desenvolvida ao longo de anos de trabalho e estudo, com especial elaboração para a escrita de ensaio para o Concurso Mário Pedrosa da Fundação Joaquim Nabuco, no ano de 2011, do qual foi vencedora. Daquele momento em diante, a proposta ganhou novos contornos e muitos interessados, girando em torno da mistura dos âmbitos artístico-existenciais (MACHADO, 2011; 2015): miscigenação entre as corporalidades, as musicalidades, as teatralidades e as espacialidades, de modo que o papel do adulto condutor das propostas no ensino das artes será criar oportunidades, contextos e situações de convívio, em busca por experiências vivas e relacionais entre as crianças com dança, música, teatro e artes visuais. Este modo de trabalhar o ensino de arte com crianças e jovens propõe franco diálogo com a arte contemporânea e com as férteis relações entre arte e vida, e pretende desmistificar o preconceito de alguns ao hibridismo, hipótese em alguns meios considerada como um retrocesso por significar, para os críticos àqueles princípios, volta ao que se nomeou, no século passado, “educação artística” e professor de arte “generalista”. A autora, por sua vez, advoga pelo trabalho em rede e entre pares, o que poderá, ao longo do tempo, romper com corporativismos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ; Congresso Internacional dos Arte/Educadores ; Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações arte-vidapt_BR
dc.subjectÂmbitos artístico-existenciaispt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.titleA infância como improviso: por uma abordagem espiral no ensino de artes para criançaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://faeb.com.br/anais-confaeb-2017/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4389-066Xpt_BR
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