Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39429
Type: Artigo de Periódico
Title: Expectativas e frustrações com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu
Authors: Fábio Roberto Ferreira Borges
Ricardo Viana Carvalho de Paiva
Danilo de Melo Costa
Marcus Vinicius de Paula Freitas
Abstract: A educação é um vetor para transformação de realidades na sociedade da informação e, por conta disso, as novas tecnologias vêm trazendo constantes inovações que desafiam modelos tradicionais de ensino. Ao mesmo tempo, a hipercompetitividade mercadológica exige dos profissionais atualização constante e preparação para não somente reagir, mas também transformar a partir de novos cenários. O artigo apresenta, primeiramente, um benchmarking que explora novas tendências educacionais que estão transformando a maneira como as pessoas aprendem, em exemplos como os Massive Online Courses e Cloud School. Em seguida, o artigo investiga as principais expectativas e frustrações dos profissionais que buscam na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu um serviço capaz de atender a essas exigências, a partir do emprego da técnica de sessões generativas, proveniente do design thinking, que se enquadra como uma coleta de dados qualitativa a partir de técnicas projetivas. Os resultados mostram, do ponto de vista mercadológico, um gap significativo entre a entrega do serviço e o serviço esperado em cursos de pós-graduação lato sensu, em aspectos como a frustração com as metodologias adotadas, a deficiente incorporação de tecnologias e o distanciamento entre a prática de mercado e a preparação desempenhada em sala de aula
Abstract: Education is a vector for transforming realities into the information society and, because of this, new technologies are bringing constant innovations that challenge traditional educational models. At the same time, market hypercompetitiveness demands of constant professional update and preparation for not only react, but also trans form from new scenarios. This paper presents, first, a benchmarking that explores new educational trends that are transforming the way people learn, in examples such as the Massive Online Courses and Cloud School. Then, this paper investigates the main expectations and frustrations of professionals who seek in the offer of postgraduate courses a service able to meet their demands, employing generative sessions, from the design thinking, as a qualitative data collection and projective techniques. The findings shows, from a marketing perspective, a significant gap between the delivery of the service and the service expected in post-graduation courses, in aspects such as frustration with the methodologies adopted, inadequate incorporation of technologies and a distance between the market practice and the preparation performed in the classroom
Subject: Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Tecnologia educacional
Satisfação do consumidor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.5007/1983-4535.2017v10n2p71
URI: http://hdl.handle.net/1843/39429
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n2p71
metadata.dc.relation.ispartof: Revista gestão universitária na América Latina
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Expectativas e frustrações com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu.pdf486.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.