Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tiago de Miranda Piuzanapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907138304022298pt_BR
dc.contributor.referee1David Abrão Pereira da Silvapt_BR
dc.creatorLeandro José Dias Gonçalves de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7971374127928416pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T10:48:10Z-
dc.date.available2022-02-17T10:48:10Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39439-
dc.description.abstractScience classrooms are formal and privileged spaces, ideal for spreading scientific knowledge, problematizing situations and promoting meaningful learning. Research teaching helps to change and / or build the student's conceptual profile, and its methodologies allow him to be the protagonist of his learning. This work deals with the successful experience and the results obtained by using the resource 'comics' as a way to systematize concepts learned, in Chemistry, with students of the second year of high school in a state school in Piracicaba. An investigative didactic sequence was applied to introduce the content of acidity and basicity of solutions, divided into four classes. The results obtained were satisfactory considering that the students had no previous contact with the content. The investigative sequence contributed to the solid construction of concepts related to the topic addressed. Based on the results, it was clear that the use of comics contributed to the systematization of concepts, stimulating the desire to research linked to the awakening of scientific knowledge, as well as teamwork.pt_BR
dc.description.resumoAs salas de aula de ciências são espaços formais e privilegiados, ideais para difundir o conhecimento científico, problematizar situações e promover uma aprendizagem significativa. O ensino por investigação auxilia na mudança e/ou construção do perfil conceitual do aluno, e suas metodologias permitem com que o mesmo seja protagonista do seu aprendizado. Este trabalho versa sobre a experiência exitosa e os resultados obtidos ao utilizar-se o recurso „quadrinhos‟ como forma de sistematizar conceitos aprendidos, em Química, com alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual do médio-Piracicaba. Foi aplicada uma sequência didática de caráter investigativo, para introduzir o conteúdo de acidez e basicidade de soluções, dividida em quatro aulas. Os resultados obtidos foram satisfatórios considerando-se que os alunos não tiveram contato prévio com o conteúdo. A sequência investigativa colaborou para a construçãosólidade conceitos relacionados ao tema abordado. Com base nos resultados, ficou claro que o uso de quadrinhos contribuiu para a sistematização de conceitos, estimulando a vontade de pesquisar atrelada ao despertar do saber científico, bem como o trabalho em equipe. Palavraspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectSistematização de conceitospt_BR
dc.subjectPerfil conceitualpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensino (Ensino médio) - Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherQuímica - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.titleQuadrinhos como recurso para a sistematização de conceitos no ensino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.title.alternativeComics as a resource for the systematization of concepts in science teaching through investigationpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5818-3143pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA LEANDRO PDF-A.pdfVersão com alteração conforme solicitado pela biblioteca da UFMG1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.