Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39441
Type: Dissertação
Title: Escolas Classe do Plano Piloto: a escolha do estabelecimento de ensino por famílias do Distrito Federal
Authors: Alexsandra Sales da Silva
First Advisor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
First Referee: Fernanda Muller
Second Referee: Ana Lorena de Oliveira Bruel
Abstract: Esta dissertação se insere no campo da Sociologia da Educação e analisa o fenômeno social de escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias no Distrito Federal, buscando conhecer a origem social e geográfica dos estudantes das Escolas Classes do Plano Piloto. Tendo em vista a realidade socioeconômica de Brasília, onde o Plano Piloto representa uma Região Administrativa que concentra renda e emprego, e levando-se em consideração a atual política de matrícula praticada na capital, que define como critério para designação do estabelecimento de ensino de cada estudante a proximidade da escola com o endereço de moradia ou do trabalho dos responsáveis, partiu-se da premissa de que muitas famílias de trabalhadores de mais baixa renda estejam buscando vagas para seus filhos nos estabelecimentos de ensino público da região central da capital, utilizando-se para isso do endereço de seu local de trabalho, o que pode estar influenciando mudanças na composição do público das escolas do Plano Piloto. Assim, essa pesquisa buscou identificar e analisar as condutas de escolha das Escolas Classe do Plano Piloto por parte de famílias do Distrito Federal, investigando os aspectos que afetam esse fenômeno social, bem como suas consequências para os sujeitos envolvidos e para as escolas por eles frequentadas. Para isso, foram analisados documentos sobre a organização socioespacial de Brasília e sua política de matrículas, além do levantamento de dados estatísticos socioeconômicos e educacionais, buscando configurar um panorama social e educacional da capital, especialmente no que tange à composição social das Escolas Classe do Plano Piloto. Também foram realizadas entrevistas com 5 profissionais da educação (um representante da Secretaria de Educação do DF, duas diretoras escolares e duas coordenadoras pedagógicas), 14 famílias de estudantes de duas Escolas Classe do Plano Piloto, e 1 moradora de uma superquadra do Plano Piloto (e ex-professora da SEDF), visando conhecer os critérios e os efeitos do ato de escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias. Os resultados indicam mudanças na destinação e composição do público das Escolas Classe do Plano Piloto, tendo em vista que os dados evidenciam que a maioria dos alunos desses estabelecimentos de ensino reside em outras Regiões Administrativas ou em cidades localizadas no entorno do DF, ou seja, os estabelecimentos criados para atender determinada classe social (filhos de funcionários públicos qualificados moradores do Plano Piloto) passaram a não receber apenas (ou preferencialmente) esse público. Além disso, ficou evidente o caráter social das condutas de escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias, tendo em vista a variação entre o perfil social das famílias residentes e não residentes no Plano Piloto, e as diferentes estratégias de escolha das escolas adotadas pelas mesmas. Os dados obtidos e sua análise descortinaram ainda outros fatores que exercem forte influência sobre as decisões dos pais. São eles: a política de matrícula praticada pela rede pública de ensino de Brasília e a consequente forma de designação das escolas aos candidatos ao ingresso; a organização socioespacial e as características das oportunidades educacionais existentes no DF.
Abstract: This dissertation is inserted in the field of Education Sociology and analyses the social phenomenon of school choice by the families of Distrito Federal, seeking to know the social and geographic origin of students from Escolas Classes of Plano Piloto. Considering the socioeconomic reality of Brasília, where Plano Piloto represents an Administrative Region that concentrates income and employment, and taking into account the enrollment policy in the city, which defines as a criteria for the designation of each student's educational establishment the proximity of the school to the guardians' home or work address, it was made the assumption that many families of lower-income workers are looking for spots for their children in public schools in the central region of the capital using their work address, what may be influencing changes in the public composition of Plano Piloto schools. Thus, this research sought to identify and analyze the choice conducts of the Escolas Classe of Plano Piloto by families in the Distrito Federal, investigating the aspects that affect this social phenomenon, as well as its consequences for the subjects involved and for the schools they attend. For this, documents were analyzed on the socio-spatial organization of Brasília and its enrollment policy, in addition to the survey of socioeconomic and educational statistical data, seeking to configure a social and educational panorama of the capital, especially regarding the social composition of the Escolas Classe of Plano Piloto. Interviews were also carried out with 5 education professionals (a representative of the SEDF, two school principals and two pedagogical coordinators), 14 families of two Escolas Classe of Plano Piloto students and 1 resident of a superblock in Plano Piloto (and former teacher at SEDF), aiming to understand the criteria and effects of the act of choosing the educational establishment by families. The results indicate changes in the destination and composition of the public of Escolas Classe of Plano Piloto, considering that the data shows that most students of these educational establishments reside in other Administrative Regions or in cities located around the DF, that is, establishments created to serve a certain social class (children of qualified civil servants residing in Plano Piloto) no longer receive only (or preferentially) this public. In addition, the social character of the conducts of choice of educational establishment by families was evident, considering the variation between the social profile of resident and non-resident families in Plano Piloto and the different strategies for choosing schools adopted by them. The data obtained and its analysis unveiled other factors that have a strong influence on parents' decisions. They are: the enrollment policy practiced by the public education system in Brasília and the consequent form of designating schools to admission candidates; the socio-spatial organization and the characteristics of educational opportunities in Distrito Federal.
Subject: Educação
Sociologia educacional
Famílias de classe alta - Escolha da escola
Escolas públicas - Ingresso
Escolas - Matrícula
Escolas - Matrícula - Política governamental
Educação - Política governamental
Educação e Estado
Igualdade na educação
Distrito Federal (Brasil) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39441
Issue Date: 28-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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