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http://hdl.handle.net/1843/39442
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Anna Paula Vencato | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/054230446991485 | pt_BR |
dc.creator | Jeferson Reis Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2188628408495245 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T11:33:59Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T11:33:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39442 | - |
dc.description.resumo | A partir dos anos 2000/2010, as análises e denúncias sobre a expulsão escolar de pessoas trans e travestis ganharam centralidade no trabalho realizado pelo movimento social e em produções acadêmicas. Nesse contexto, a partir de 2015 é possível identificar a criação de cursinhos prévestibulares sociais que atendem a população trans de forma exclusiva ou prioritária. Para este trabalho, foram feitas entrevistas semiestruturadas com seis pessoas - duas mulheres trans, uma mulher cis, um homem trans, um homem cis e uma pessoa não-binária - que participam ou participaram desses cursinhos, dando centralidade em nossa análise à docência nesses projetos. Além disso, os registros presentes nas redes sociais e a experiência docente do autor também foram consideradas nessa composição. Ancorada nas propostas das "epistemologias do Sul" de Boaventura de Sousa Santos (2009) e na "pedagogia das ausências e emergências" de Nilma Lino Gomes (2017) - além de dialogarmos com a teoria queer, a teoria decolonial e o transfeminismo - essa dissertação considera que tal experiência social, como uma resposta à precariedade das vidas trans, traz importantes contribuições para a educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Trans | pt_BR |
dc.subject | Pré-vestibulares | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Exame vestibular - Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Vestibulandos - Transexuais | pt_BR |
dc.subject.other | Transexuais | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação - Relações de gênero | pt_BR |
dc.title | O fazer pedagógico e a docência nos pré-vestibulares sociais para pessoas trans* | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.embargo | 2022-08-25 | - |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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