Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39442
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Anna Paula Vencatopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/054230446991485pt_BR
dc.creatorJeferson Reis Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2188628408495245pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T11:33:59Z-
dc.date.available2022-02-17T11:33:59Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39442-
dc.description.resumoA partir dos anos 2000/2010, as análises e denúncias sobre a expulsão escolar de pessoas trans e travestis ganharam centralidade no trabalho realizado pelo movimento social e em produções acadêmicas. Nesse contexto, a partir de 2015 é possível identificar a criação de cursinhos prévestibulares sociais que atendem a população trans de forma exclusiva ou prioritária. Para este trabalho, foram feitas entrevistas semiestruturadas com seis pessoas - duas mulheres trans, uma mulher cis, um homem trans, um homem cis e uma pessoa não-binária - que participam ou participaram desses cursinhos, dando centralidade em nossa análise à docência nesses projetos. Além disso, os registros presentes nas redes sociais e a experiência docente do autor também foram consideradas nessa composição. Ancorada nas propostas das "epistemologias do Sul" de Boaventura de Sousa Santos (2009) e na "pedagogia das ausências e emergências" de Nilma Lino Gomes (2017) - além de dialogarmos com a teoria queer, a teoria decolonial e o transfeminismo - essa dissertação considera que tal experiência social, como uma resposta à precariedade das vidas trans, traz importantes contribuições para a educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTranspt_BR
dc.subjectPré-vestibularespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherExame vestibular - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherVestibulandos - Transexuaispt_BR
dc.subject.otherTransexuaispt_BR
dc.subject.otherInclusão em educação - Relações de gêneropt_BR
dc.titleO fazer pedagógico e a docência nos pré-vestibulares sociais para pessoas trans*pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2022-08-25-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_fazer_pedagogico_e_a_docencia_nos_pre_vestibulares_sociais_para_pessoas_trans.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.