Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Geraldo Magela Pereira Leãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871036913331484pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hélio de Souza Santospt_BR
dc.contributor.referee1Yone Maria Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee2Patrícia Maria de Souza Santanapt_BR
dc.creatorAyana Omi Amorim de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0844275633307703pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T11:16:15Z-
dc.date.available2022-02-21T11:16:15Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39505-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to comprehend racism and it's mechanisms as a producer of unschooling and genocide of black youth, seeking out contributions of theoretical and epistemological approaches on afrocentricity for discussion of experiences that mark trajectories of black young people born in Brazil. It's a bibliographical research, based in studies of African and Afro-Brazillian intellectuals: ASANTE (2009); CARNEIRO (2009); GOMES (2005); GONZALEZ (1982); MAZAMA (2009); MBEMBE (2018); MUNANGA (2004), among other references. The results provide evidence that racism (white supremacy) present in Brazillian society, acting specially on the subject of education, entails the erasure of ancestral experiences of the black people in diaspora, producing what is hereby named as physical, mental and spiritual genocide of black youths, confirming the hypothesis that only the acknowledgement of Africa as a civilizational birthplace and of it's epistemic matrices throughout Brazillian society as a whole will be capable of entailing the confrontation of genocide.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo compreender o racismo e seus mecanismos como um produtor da desescolarização e do genocídio da juventude negra, buscando as contribuições da abordagem teórica e epistemológica da afrocentricidade para a discussão das experiências que marcam as trajetórias de jovens negros nascidos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em estudos de intelectuais africanos e afro-brasileiros: ASANTE (2009); CARNEIRO (2009); GOMES (2005); GONZALEZ (1982); MAZAMA (2009); MBEMBE (2018); MUNANGA (2004), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o racismo (supremacia branca) presente na sociedade brasileira, atuando de forma especial no campo da educação, gera o apagamento das experiências ancestrais do povo negro na diáspora, produzindo o que nomeio como genocídio espiritual, mental e físico de jovens negros, o que confirma a minha hipótese de que somente o reconhecimento da África como berço civilizacional e da centralidade de suas matrizes epistêmicas por toda a sociedade brasileira será capaz de produzir o enfrentamento ao genocídio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfricentricidadept_BR
dc.subjectIntelectuais africanospt_BR
dc.subjectJovens negrospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherNegros - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEstudantes negrospt_BR
dc.subject.otherJovenspt_BR
dc.subject.otherIntelectuais negrospt_BR
dc.subject.otherAfrocentrismopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherGenocídiopt_BR
dc.titleRacismo, educação e genocídio de jovens negros: reflexões a partir de uma epistemologia afrocentradapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.