Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39505
Type: | Dissertação |
Title: | Racismo, educação e genocídio de jovens negros: reflexões a partir de uma epistemologia afrocentrada |
Authors: | Ayana Omi Amorim de Oliveira |
First Advisor: | Geraldo Magela Pereira Leão |
First Co-advisor: | Hélio de Souza Santos |
First Referee: | Yone Maria Gonzaga |
Second Referee: | Patrícia Maria de Souza Santana |
Abstract: | Esta dissertação teve como objetivo compreender o racismo e seus mecanismos como um produtor da desescolarização e do genocídio da juventude negra, buscando as contribuições da abordagem teórica e epistemológica da afrocentricidade para a discussão das experiências que marcam as trajetórias de jovens negros nascidos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em estudos de intelectuais africanos e afro-brasileiros: ASANTE (2009); CARNEIRO (2009); GOMES (2005); GONZALEZ (1982); MAZAMA (2009); MBEMBE (2018); MUNANGA (2004), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o racismo (supremacia branca) presente na sociedade brasileira, atuando de forma especial no campo da educação, gera o apagamento das experiências ancestrais do povo negro na diáspora, produzindo o que nomeio como genocídio espiritual, mental e físico de jovens negros, o que confirma a minha hipótese de que somente o reconhecimento da África como berço civilizacional e da centralidade de suas matrizes epistêmicas por toda a sociedade brasileira será capaz de produzir o enfrentamento ao genocídio. |
Abstract: | This dissertation aimed to comprehend racism and it's mechanisms as a producer of unschooling and genocide of black youth, seeking out contributions of theoretical and epistemological approaches on afrocentricity for discussion of experiences that mark trajectories of black young people born in Brazil. It's a bibliographical research, based in studies of African and Afro-Brazillian intellectuals: ASANTE (2009); CARNEIRO (2009); GOMES (2005); GONZALEZ (1982); MAZAMA (2009); MBEMBE (2018); MUNANGA (2004), among other references. The results provide evidence that racism (white supremacy) present in Brazillian society, acting specially on the subject of education, entails the erasure of ancestral experiences of the black people in diaspora, producing what is hereby named as physical, mental and spiritual genocide of black youths, confirming the hypothesis that only the acknowledgement of Africa as a civilizational birthplace and of it's epistemic matrices throughout Brazillian society as a whole will be capable of entailing the confrontation of genocide. |
Subject: | Educação Discriminação na educação Discriminação racial Racismo Negros - Educação Estudantes negros Jovens Intelectuais negros Afrocentrismo Educação - Relações raciais Educação - Relações étnicas Genocídio |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39505 |
Issue Date: | 16-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Racismo educação e genocidio de jovens negros reflexões a partir de uma epistemologia afrocentrada.pdf | 817.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.