Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39699
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia
Autor(es): Shirlei Rezende Sales
Rafaela Esteves Godinho Leal
Resumo: Vivemos em um contexto de rápidas transformações em inúmeras práticas sociais. Dentre elas, merece destaque a incorporação das tecnologias digitais nos processos cotidianos da condução da vida. Crianças e jovens estão cada vez conectadas/os ao ciberespaço. Temos uma geração ciborgue. Para atender às necessidades dessa geração, reivindica-se dentre outras coisas, uma formação docente que prepare efetivamente as/os novas/os professoras/es para o trabalho com esses sujeitos da contemporaneidade. Buscando atender a essa demanda, o objetivo do trabalho aqui relatado foi ciborguizar a formação docente. Para isso, as metodologias desenvolvidas incorporaram as tecnologias digitais nas atividades curriculares do curso de graduação em Pedagogia, alcançando 150 licenciandas/os. Nas práticas curriculares inovadoras aqui analisadas utilizaram-se diversificadas ferramentas tecnológicas para favorecer a aprendizagem efetiva e contribuir para a produção de conteúdo colaborativo. Conclui-se que a ciborguização curricular tende a favorecer os processos de aprendizagem das/os futuras/os docentes, motivando-as/os e aumentando o envolvimento delas/es com sua própria formação, além de prepará-las/os para inserir as tecnologias digitais no contexto da Educação Básica
Assunto: Formação de professores
Tecnologias digitais
Inovação
Ciborguização
Currículo.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.22348/riesup.v4i1.8650710
URI: http://hdl.handle.net/1843/39699
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650710
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Internacional de Educação Superior
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente ciborguização do currículo do curso de pedagogia.pdf544.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.