Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39699
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Shirlei Rezende Sales | pt_BR |
dc.creator | Rafaela Esteves Godinho Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T14:43:31Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T14:43:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 4 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 7 | pt_BR |
dc.citation.epage | 24 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22348/riesup.v4i1.8650710 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24469424 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39699 | - |
dc.description.resumo | Vivemos em um contexto de rápidas transformações em inúmeras práticas sociais. Dentre elas, merece destaque a incorporação das tecnologias digitais nos processos cotidianos da condução da vida. Crianças e jovens estão cada vez conectadas/os ao ciberespaço. Temos uma geração ciborgue. Para atender às necessidades dessa geração, reivindica-se dentre outras coisas, uma formação docente que prepare efetivamente as/os novas/os professoras/es para o trabalho com esses sujeitos da contemporaneidade. Buscando atender a essa demanda, o objetivo do trabalho aqui relatado foi ciborguizar a formação docente. Para isso, as metodologias desenvolvidas incorporaram as tecnologias digitais nas atividades curriculares do curso de graduação em Pedagogia, alcançando 150 licenciandas/os. Nas práticas curriculares inovadoras aqui analisadas utilizaram-se diversificadas ferramentas tecnológicas para favorecer a aprendizagem efetiva e contribuir para a produção de conteúdo colaborativo. Conclui-se que a ciborguização curricular tende a favorecer os processos de aprendizagem das/os futuras/os docentes, motivando-as/os e aumentando o envolvimento delas/es com sua própria formação, além de prepará-las/os para inserir as tecnologias digitais no contexto da Educação Básica | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Internacional de Educação Superior | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Inovação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciborguização | pt_BR |
dc.subject.other | Currículo. | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650710 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente ciborguização do currículo do curso de pedagogia.pdf | 544.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.