Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorShirlei Rezende Salespt_BR
dc.creatorRafaela Esteves Godinho Lealpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T14:43:31Z-
dc.date.available2022-02-25T14:43:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage7pt_BR
dc.citation.epage24pt_BR
dc.identifier.doi10.22348/riesup.v4i1.8650710pt_BR
dc.identifier.issn24469424pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39699-
dc.description.resumoVivemos em um contexto de rápidas transformações em inúmeras práticas sociais. Dentre elas, merece destaque a incorporação das tecnologias digitais nos processos cotidianos da condução da vida. Crianças e jovens estão cada vez conectadas/os ao ciberespaço. Temos uma geração ciborgue. Para atender às necessidades dessa geração, reivindica-se dentre outras coisas, uma formação docente que prepare efetivamente as/os novas/os professoras/es para o trabalho com esses sujeitos da contemporaneidade. Buscando atender a essa demanda, o objetivo do trabalho aqui relatado foi ciborguizar a formação docente. Para isso, as metodologias desenvolvidas incorporaram as tecnologias digitais nas atividades curriculares do curso de graduação em Pedagogia, alcançando 150 licenciandas/os. Nas práticas curriculares inovadoras aqui analisadas utilizaram-se diversificadas ferramentas tecnológicas para favorecer a aprendizagem efetiva e contribuir para a produção de conteúdo colaborativo. Conclui-se que a ciborguização curricular tende a favorecer os processos de aprendizagem das/os futuras/os docentes, motivando-as/os e aumentando o envolvimento delas/es com sua própria formação, além de prepará-las/os para inserir as tecnologias digitais no contexto da Educação Básicapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Internacional de Educação Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherCiborguizaçãopt_BR
dc.subject.otherCurrículo.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650710pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.