Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39703
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Analysis of the Influence of Undergraduate Research on the Engineering Formation from the Point of View of Students
Título(s) alternativo(s): Análise da Influência da Pesquisa de Graduação no Formação em Engenharia do Ponto de Vista dos Estudantes
Autor(es): Marcelo Soares Santos
Juliana Vieira Martins
Ana Paula Ferreira Silva
Fernanda Galvão de Paula
Áurea Domingos
White José Dos Santos
Resumo: This paper presents a study carried out to verify how the Undergraduate Research Experience during graduation influences the formation and the decision regarding the professional future of the engineering courses students. In order to reach this goal, a survey was prepared and sent to the students linked to research projects at the Engineering School of the Federal University of Minas Gerais, followed by analyses based on the answers obtained. It can be noticed that most of the respondents believe that the scientific research experience contributes in a positive way to their formation and to their ability to learn, the mentors’ approach and mentory was also assessed as positive. However, the majority of the interviewees do not intend to pursue an academic career. It is concluded that the scientific research helped the students to become more critical and allowed them to broaden their knowledge about the topics studied.
Abstract: Este artigo apresenta um estudo realizado para verificar como a experiência de iniciação científica durante a graduação influencia a formação e a decisão sobre o futuro profissional dos alunos dos cursos de engenharia. Para atingir esse objetivo, foi elaborado um questionário e enviado aos alunos vinculados aos projetos de pesquisa da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, seguido de análises com base nas respostas obtidas. Pode-se perceber que a maioria dos respondentes acredita que a experiência de pesquisa científica contribui de forma positiva para sua formação e para sua capacidade de aprender, a abordagem e mentoria dos mentores também foi avaliada como positiva. No entanto, a maioria dos entrevistados não pretende seguir a carreira acadêmica. Conclui-se que a pesquisa científica auxiliou os alunos a se tornarem mais críticos e permitiu que eles ampliassem seus conhecimentos sobre os temas estudados.
Assunto: Experiência de Pesquisa de Graduação
Pesquisa científica
Estudantes de Graduação em Engenharia
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39703
Data do documento: Jul-2017
metadata.dc.relation.ispartof: International Journal of Science and Engineering Investigations
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.