Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39703
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcelo Soares Santospt_BR
dc.creatorJuliana Vieira Martinspt_BR
dc.creatorAna Paula Ferreira Silvapt_BR
dc.creatorFernanda Galvão de Paulapt_BR
dc.creatorÁurea Domingospt_BR
dc.creatorWhite José Dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T14:55:29Z-
dc.date.available2022-02-25T14:55:29Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue66pt_BR
dc.citation.spage45pt_BR
dc.citation.epage51pt_BR
dc.identifier.issn2251-8843pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39703-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo realizado para verificar como a experiência de iniciação científica durante a graduação influencia a formação e a decisão sobre o futuro profissional dos alunos dos cursos de engenharia. Para atingir esse objetivo, foi elaborado um questionário e enviado aos alunos vinculados aos projetos de pesquisa da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, seguido de análises com base nas respostas obtidas. Pode-se perceber que a maioria dos respondentes acredita que a experiência de pesquisa científica contribui de forma positiva para sua formação e para sua capacidade de aprender, a abordagem e mentoria dos mentores também foi avaliada como positiva. No entanto, a maioria dos entrevistados não pretende seguir a carreira acadêmica. Conclui-se que a pesquisa científica auxiliou os alunos a se tornarem mais críticos e permitiu que eles ampliassem seus conhecimentos sobre os temas estudados.pt_BR
dc.description.resumoThis paper presents a study carried out to verify how the Undergraduate Research Experience during graduation influences the formation and the decision regarding the professional future of the engineering courses students. In order to reach this goal, a survey was prepared and sent to the students linked to research projects at the Engineering School of the Federal University of Minas Gerais, followed by analyses based on the answers obtained. It can be noticed that most of the respondents believe that the scientific research experience contributes in a positive way to their formation and to their ability to learn, the mentors’ approach and mentory was also assessed as positive. However, the majority of the interviewees do not intend to pursue an academic career. It is concluded that the scientific research helped the students to become more critical and allowed them to broaden their knowledge about the topics studied.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInternational Journal of Science and Engineering Investigationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherExperiência de Pesquisa de Graduaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.subject.otherEstudantes de Graduação em Engenhariapt_BR
dc.titleAnalysis of the Influence of Undergraduate Research on the Engineering Formation from the Point of View of Studentspt_BR
dc.title.alternativeAnálise da Influência da Pesquisa de Graduação no Formação em Engenharia do Ponto de Vista dos Estudantespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.