Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRicardo Viana Vellosopt_BR
dc.creatorLuzia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T18:56:56Z-
dc.date.available2022-02-25T18:56:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage258pt_BR
dc.citation.epage277pt_BR
dc.identifier.doi10.5433/1984‐7939.2016v1n2p258pt_BR
dc.identifier.issn24480320pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39757-
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo abordar as relações ente o tutor virtual e suas competências em programas de educação a distância, considerando seu domínio no campo do letramento e do letramento digital, com lastro nos estudos publicados na ANPED. À guisa de estado da arte, realizou‐se o levantamento das publicações do período entre 2009 e 2013, circunscritas aos seguintes grupos de trabalho: GT08 Formação de Professores; GT09 Trabalho e Educação; GT10 Alfabetização, Leitura e Escrita; GT11 Política de Educação Superior e GT16 Educação e Comunicação. Os resultados mostram a predominância de pesquisas qualitativas, que reconhecem, na sua maioria, a relevância da atuação do tutor em EAD, sobretudo quanto a sua função mediadora. Mostram ainda que, a despeito da recorrente preocupação com as competências do tutor para o trânsito no ambiente virtual, as referências a competências relacionadas ao letramento digital são relegadas a segundo plano em favor de outras preocupações: implicações das TIC para o trabalho docente; tutoria e precarização do trabalho; (sub)utilização das TIC no ensino‐ aprendizagem etc. Os resultados evidenciam, por fim, a necessidade de mais pesquisas envolvendo o letramento digital do tutor, tendo em vista inclusive suas implicações políticas para a formação e para o trabalho docente em EAD.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em análisept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.subject.otherCompetência pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEADpt_BR
dc.titleLetramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância: um estudo à guisa de estado da artept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/27530/21451doi:10.5433/1984¿7939.2016v1n2p258pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância.pdf466.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.