Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39758
Type: Artigo de Evento
Title: O Papel do Tutor Construído nas Redes Discursivas Acadêmico-Científicas
Authors: Ricardo Viana Velloso
Luzia Bueno
Abstract: O presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem por objeto o trabalho docente em cursos e programas de educação a distância(EAD), com foco na dimensão da tutoria exercida por esse profissional. É de amplo conhecimento que a educação formal vem incorporando progressivamente as tecnologias da informação e da comunicação, constituindo-se então em diferentes modalidades, mormente a educação a distância. Nesse contexto, com o objetivo central, a pesquisa busca verificar qual é o papel do tutor virtual construído nas redes discursivas acadêmico-científicas, as quais podem revelar elementos sobre o papel do tutor sob a ótica da academia, ao mesmo tempo em que podem (re)afirmar o papel desse profissional. Para realização do estudo, é adotado, então, o estado da arte, como levantamento das publicações sobre o tema. A pesquisa toma por referência as teses de doutorado relacionadas ao assunto, publicadas na plataforma Sucupira-Capes,no período de 2013 a 2016. As referidas teses têm seus resumos analisados à luz do interacionismos sociodiscursivo(ISD). A análise ,embora ainda em curso, possibilita alguns resultados preliminares, os quais apontam que o tutor é sujeito cujo papel é de mediador entre o aluno e a instituição, entre o aluno e o professor da disciplina, entre o aluno e os conteúdos acadêmicos do curso. Apontam ainda que sua profissão encontra-se em processo de construção, marcada por contradições que evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema
Subject: Educação a distância
Trabalho docente
Tutor
Redes discursivas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39758
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/567
metadata.dc.relation.ispartof: CIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância).
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_O PAPEL DO TUTOR CONSTRUÍDO NAS REDES DISCURSIVA SACADÊMICO-CIENTÍFICAS.pdf423.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.