Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39774
Type: Dissertação
Title: Coleção de cerâmica do Vale do Jequitinhonha do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais: impacto do incêndio e tipologia de degradações
Other Titles: Ceramic collection of the Jequitinhonha Valley of Natural History Museum and Botanical Garden of the Federal University of Minas Gerais: impact of fire and typology of degradations
Authors: Agesilau Neiva Almada
First Advisor: Maria Regina Emery Quites
First Co-advisor: Alessandra Rosado
First Referee: Mariana de Oliveira Lacerda
Second Referee: Bethania Reis Veloso
Abstract: Os acervos de natureza cerâmica, ao longo do tempo, apresentam degradações por diversos tipos de alterações e de ocorrências (físicas, químicas, biológicas e antropogênicas) incluindo aquelas causadas por eventos adversos, como os incêndios. Este trabalho tem por objetivo o levantamento da tipologia das degradações encontradas no acervo cerâmico do Vale do Jequitinhonha que constitui a coleção de Arte Popular do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo abrange as degradações de origem intrínseca, ou seja, aquelas geradas no processo de manufatura das peças, as de origem extrínseca, ocasionadas em algum momento após a sua confecção, e as degradações relacionadas com o evento incêndio que acometeu a reserva técnica 1 do Museu em junho de 2020. Também fazem parte deste estudo os registros que identificam o processo de manufatura do conjunto de peças do acervo, composto por 208 objetos divididos em dois grupos: peças que foram incendiadas (180 unidades) e peças que não sofreram com o episódio do incêndio, salvaram-se, uma vez que estavam em exposição em outro espaço dentro no Museu e que não foi acometido pelo incêndio (28 peças). O trabalho foi desenvolvido à luz de uma abordagem quantitativa, com análises e projeções mais qualitativas, em que se fez uso de uma metodologia de comparação, tratamento-controle ou caso-controle, especificamente utilizada para diagnosticar e comparar as degradações encontradas nos dois grupos de acervos: o incendiado e o preservado. O levantamento dos dados deu-se por meio de exames organolépticos realizados em cada uma das peças dos dois grupos, complementados por registros fotográficos. Fazem parte do procedimento metodológico uma revisão bibliográfica sobre a cerâmica do Vale do Jequitinhonha; informações históricas sobre a cerâmica, sobre o seu processo produtivo – o universal e o específico do Vale do Jequitinhonha; os dados históricos e sociais da região; informações sobre o incêndio no Museu e, também, um breve histórico dos acidentes causados pelo fogo em instituições museais no mundo e no Brasil; e, por fim, os apontamentos para o tratamento futuro do acervo incendiado. O efeito do levantamento realizado foi a geração de um banco de dados, especialmente criado para esta pesquisa, com informações sobre todas as degradações detectadas no conjunto cerâmico e nas etiquetas e inscrições de identificação das peças. Os resultados proporcionaram o conhecimento de todo o acervo do Museu, do ponto de vista da sua história, da sua constituição, dos artesãos/artistas produtores, da técnica de manufatura empregada, das degradações que impactaram o acervo e de sua grande importância. O trabalho é concluído com uma descrição da tipologia de degradações encontrada em todo o acervo estudado, sendo a fuligem a mais significativa. O banco de dados que foi gerado para os dois grupos é parte integrante do trabalho. Do ponto de vista da conservação-restauração, em que se focou no estudo das técnicas e dos materiais de objetos cerâmicos, este trabalho é pioneiro no Brasil e, com certeza, será uma grande contribuição para estudos futuros com esse tipo de material.
Abstract: Over time, ceramic collections have been degraded by various types of changes and occurrences (physical, chemical, biological and anthropogenic), including those caused by adverse events, such as fires. This work aims to survey the typology of degradations found in the ceramic collection of Vale do Jequitinhonha, which constitutes the Popular Art collection of the Natural History Museum and Botanical Garden of the Federal University of Minas Gerais. The study covers the degradations of intrinsic origin, that is, those generated in the manufacturing process of the parts; those of extrinsic origin, caused at some point after their manufacture, and the degradations related to the fire event that affected the technical reserve 1 of the Museum in June 2020. Also part of this study are the records that identify the manufacturing process of the set of pieces in the collection, consisting of 208 objects divided into two groups: 180 pieces that were affected by the fire and piece that did not (28 pieces), they were on display in another space inside the Museum. The work was developed in the light of a quantitative approach, with more qualitative analyzes and projections, in which a comparison, treatment-control or case-control methodology was used, specifically used to diagnose and compare the degradations found in the two groups of collections: the burned and the preserved. Data were collected through organoleptic examinations carried out in each of the pieces of the two groups, complemented by photographic records. The methodological procedure includes a bibliographical review on the ceramics of Vale do Jequitinhonha; historical information about ceramics, about its production process – universal and specific to Vale do Jequitinhonha; the region's historical and social data; information about the fire in the Museum and also a brief history of accidents caused by fire in museums around the world and in Brazil; and, finally, the notes for the future treatment of the burned collection. The effect of the survey carried out was to generate a database, specially created for this research, with information on all the degradations detected in the ceramic set and in the tags and inscriptions identifying, the pieces. The results provided knowledge of the entire collection of the Museum, from the point of view of its history, its constitution, the artisans/artists producers the manufacturing technique used, the degradations that impacted the collection and its great importance. The work concludes with a description of the typology of degradations found throughout the studied collection, with soot being the most significant. The database that was generated for both groups is an integral part of the work. From the point of view of conservation-restoration, which focused on the study of techniques and materials for ceramic objects, this work is a pioneer in Brazil and, for sure, it will be a great contribution to future studies with this type of material.
Subject: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - Incêndios e prevenção de incêndio
Cerâmica - Jequitinhonha, Rio, Vale (MG e BA)
Cerâmica - Conservação e restauração
Cerâmica brasileira
Museus - Incêndios e prevenção de incêndio
Métodos de conservação em museus
Jequitinhonha, Rio, Vale (MG e BA) - Artesanato
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39774
Issue Date: 30-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AgesilauNeivaAlmada_Dissertação.pdf11.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.