Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39809
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dc.creatorMateus Aparecido de Fariapt_BR
dc.creatorAnalise de Jesus da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T20:18:02Z-
dc.date.available2022-03-04T20:18:02Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage34pt_BR
dc.citation.epage40pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p34-40pt_BR
dc.identifier.issn24473944pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39809-
dc.description.resumoA Educação Superior vem sendo (re)construída em suas funções neste início de século XXI, garantindo o acesso e reconhecimento de grupos antes excluídos dos muros da Universidade. Um desses esforços é a instituição de legislações que garantam a inclusão da temática das relações étnico-raciais, como a Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008 e a Resolução n. 1 do Conselho Nacional de Educação, de 17 de junho de 2004. Tais marcos legais abarcam todos os cursos de formação superior, incluindo os de profissionais de saúde, dentro deste campo temos o bacharelado de Gestão de Serviços de Saúde. Considerando o papel de destaque do gestor de saúde na mudança do paradigma racista institucional, que se conformou no Sistema Único de Saúde, buscou-se analisar como esse Curso trata das relações étnico-raciais através de seu Projeto Político-Pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa, especificamente o Estudo de Caso para alcance do objetivo. Ao delegar a responsabilidade do trato com o tema a outros espaços que não os seus - como acontece ao indicar a Formação Livre para isso - e se limitar ao incentivo, entende-se que não há possibilidades de entender a relevância das relações étnico-raciais no Brasil, já que também são necessárias outras medidas como: produção e divulgação de conhecimento acerca da temática; inserção de disciplinas, como Saúde da População Negra e Indígena no currículo obrigatório do curso; formação de professores para trabalhar tais temáticas com os estudantes de forma transversal; interlocução com as demandas destas populações excluídas historicamente, entre outraspt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.otherProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.otherFormação de profissionais de saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde coletivapt_BR
dc.titleA educação das relações étnico-raciais na formação em gestão de serviços de saúdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/viewFile/1103/851pt_BR
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