Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39843
Tipo: Artigo de Evento
Título: Possibilidades de uma análise crítica objetiva no ensino de projeto
Autor(es): Maria Lucia Malard
Resumo: Este artigo aborda o problema da análise crítica no ensino de projeto, suas dificuldades e vantagens para o desenvolvimento da criatividade. Primeiramente examina-se a aplicabilidade da teoria objetivista da criação artística, de Karl Popper, as atividades de análise crítica, em substituição ao tradicional processo de "orientação" no ensino de projeto. Em segundo lugar argumenta-se em favor da atividade crítica no processo de ensino/aprendizado, como um mecanismo de desenvolvimento da autonomia do aluno. Em seguida discutem-se as possibilidades de melhorar a aptidão dos alunos para o exercício da autocrítica e para o enfrentamento da crítica de terceiros. Conclui-se sobre a relevância da atividade no processo de projeto, apontando as tecnologias digitais como meios auxiliares da crítica e do desenvolvimento da imaginação criativa.
Assunto: Projeto arquitetônico
Arquitetura - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/39843
Data do documento: Nov-2017
metadata.dc.url.externa: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1161
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Projetar
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.