Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/39843
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Possibilidades de uma análise crítica objetiva no ensino de projeto |
Autor(es): | Maria Lucia Malard |
Resumo: | Este artigo aborda o problema da análise crítica no ensino de projeto, suas dificuldades e vantagens para o desenvolvimento da criatividade. Primeiramente examina-se a aplicabilidade da teoria objetivista da criação artística, de Karl Popper, as atividades de análise crítica, em substituição ao tradicional processo de "orientação" no ensino de projeto. Em segundo lugar argumenta-se em favor da atividade crítica no processo de ensino/aprendizado, como um mecanismo de desenvolvimento da autonomia do aluno. Em seguida discutem-se as possibilidades de melhorar a aptidão dos alunos para o exercício da autocrítica e para o enfrentamento da crítica de terceiros. Conclui-se sobre a relevância da atividade no processo de projeto, apontando as tecnologias digitais como meios auxiliares da crítica e do desenvolvimento da imaginação criativa. |
Assunto: | Projeto arquitetônico Arquitetura - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39843 |
Data do documento: | Nov-2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1161 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Seminário Projetar |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.