Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39843
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Lucia Malard | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-07T20:18:31Z | - |
dc.date.available | 2022-03-07T20:18:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.citation.spage | 384 | pt_BR |
dc.citation.epage | 391 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39843 | - |
dc.description.resumo | Este artigo aborda o problema da análise crítica no ensino de projeto, suas dificuldades e vantagens para o desenvolvimento da criatividade. Primeiramente examina-se a aplicabilidade da teoria objetivista da criação artística, de Karl Popper, as atividades de análise crítica, em substituição ao tradicional processo de "orientação" no ensino de projeto. Em segundo lugar argumenta-se em favor da atividade crítica no processo de ensino/aprendizado, como um mecanismo de desenvolvimento da autonomia do aluno. Em seguida discutem-se as possibilidades de melhorar a aptidão dos alunos para o exercício da autocrítica e para o enfrentamento da crítica de terceiros. Conclui-se sobre a relevância da atividade no processo de projeto, apontando as tecnologias digitais como meios auxiliares da crítica e do desenvolvimento da imaginação criativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Projetar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject.other | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject.other | Arquitetura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de uma análise crítica objetiva no ensino de projeto | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1161 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.