Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Geraldo de Oliveira Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6661499173940119pt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo Cabaleiro Cortizopt_BR
dc.creatorHumberto Fernando Martins Marquespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649280647680019pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T19:42:05Z-
dc.date.available2022-03-08T19:42:05Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39875-
dc.description.abstractThis TCC intends to present the installation of photovoltaic power plants in publics themselves as a practice of environmental sustainability aligned with social action for the training of labor for population in a situation of urban fragility and students of youth and adult education in the city of Belo Horizonte – MG. To this end, it carried out a survey of the sustainability actions of the Municipality of Belo Horizonte aimed at the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, relating them to the practice of installing two photovoltaic power plants in public, to a series of other ongoing projects and the deployment of these actions for the purchase of energy from solar farms by the municipality. The Usina Escola proposed by the study is the product of a broad integration of actions from various municipal secretariats, civil society organization and the legislative power as an alternative to train the homeless and sheltered population to enter the labor market in the assembly and management of plants photovoltaics.pt_BR
dc.description.resumoO presente TCC pretende apresentar a instalação de usinas fotovoltaicas em próprios públicos como prática de sustentabilidade ambiental alinhada à ação social para formação de mão de obra para população em situação de fragilidade urbana e dos alunos da educação de jovens e adultos na cidade de Belo Horizonte – MG. Para tal realizou um levantamento das ações de sustentabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte direcionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, relacionando-as à prática dos processos de instalação de duas usinas fotovoltaicas em próprios públicos, a uma série de outros projetos em andamento e ao desdobramento destas ações para a compra de energia de fazendas solares por parte do município. A Usina Escola proposta pelo estudo é produto de ampla integração de ações de diversas secretarias municipais, organização da sociedade civil e poder legislativo como alternativa para formar a população em situação de rua e de abrigos para ingressar no mercado de trabalho na montagem e gestão de usinas fotovoltaicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutogeração de energiapt_BR
dc.subjectUsina fotovoltaicapt_BR
dc.subjectPróprios públicospt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectImpacto socioambiental positivopt_BR
dc.subjectAções inclusivaspt_BR
dc.subjectPopulação vulnerávelpt_BR
dc.subjectUsina Escolapt_BR
dc.subject.otherEnergia solarpt_BR
dc.subject.otherGeração de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.otherPobreza urbanapt_BR
dc.subject.otherIntegração socialpt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleBelo Horizonte e autogeração de energia: uma abordagem do impacto socioambiental positivo – usina escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTINS_HUMBERTOREVISADO.pdf6.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.