Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39987
Tipo: Artigo de Evento
Título: Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem
Autor(es): Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo
Jacqueline Pawlowski Oliveira
Edison José Corrêa
Resumo: O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como uma de suas finalidades contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde no país. Uma de suas vertentes de atuação contempla a execução de atividades voltadas para a qualificação de trabalhadores, o que resulta na oferta de cursos e na geração de recursos educacionais. Neste aspecto, a produção do Núcleo tem implicações que colaboram para a consolidação do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde(ARES) - um repositório digital onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) em suas ofertas de cursos. O ARES é um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet que visa possibilitar o registro e compartilhamento dos conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Cabe ao Nescon, neste contexto colaborativo, disponibilizar sua produção para subsidiar ações de educação em saúde em todo país visando atender a um dos objetivos da UNA-SUS referente à capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atendimento do propósito de compartilhamento dos recursos educacionais foi realizado um diagnóstico da produção do Nescon que teve como resultado a identificação de conteúdos que permitirão incrementar o ARES e contribuir para a promoção do acesso, uso e reuso de recursos educativos. A atividade também permitiu identificar que o material produzido pelo Nescon tem potencial para ser desmembrado em vários objetos simples de modo a auxiliar outras instituições a comporem seus cursos com recursos educacionais consolidando assim a política daquele Acervo e incorporando conceitos de gestão de informação e conhecimento às práticas educacionais.
Assunto: Objetos de aprendizagem
Educação a distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313
URI: http://hdl.handle.net/1843/39987
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/313.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: 22º Ciaed Congresso Internacional de Educação a Distância
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_POTENCIALIZANDO O ACERVO DE RECURSOS EDUCACIONAIS EM.pdf348.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.