Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39987
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dc.creatorEliane Pawlowski de Oliveira Araújopt_BR
dc.creatorJacqueline Pawlowski Oliveirapt_BR
dc.creatorEdison José Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T15:29:43Z-
dc.date.available2022-03-11T15:29:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue22pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39987-
dc.description.resumoO Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como uma de suas finalidades contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde no país. Uma de suas vertentes de atuação contempla a execução de atividades voltadas para a qualificação de trabalhadores, o que resulta na oferta de cursos e na geração de recursos educacionais. Neste aspecto, a produção do Núcleo tem implicações que colaboram para a consolidação do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde(ARES) - um repositório digital onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) em suas ofertas de cursos. O ARES é um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet que visa possibilitar o registro e compartilhamento dos conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Cabe ao Nescon, neste contexto colaborativo, disponibilizar sua produção para subsidiar ações de educação em saúde em todo país visando atender a um dos objetivos da UNA-SUS referente à capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atendimento do propósito de compartilhamento dos recursos educacionais foi realizado um diagnóstico da produção do Nescon que teve como resultado a identificação de conteúdos que permitirão incrementar o ARES e contribuir para a promoção do acesso, uso e reuso de recursos educativos. A atividade também permitiu identificar que o material produzido pelo Nescon tem potencial para ser desmembrado em vários objetos simples de modo a auxiliar outras instituições a comporem seus cursos com recursos educacionais consolidando assim a política daquele Acervo e incorporando conceitos de gestão de informação e conhecimento às práticas educacionais.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartof22º Ciaed Congresso Internacional de Educação a Distânciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação a distânciapt_BR
dc.titlePotencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/313.pdfpt_BR
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