Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39988
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre o papel do docente no sofrimento psíquico do estudante de Medicina da UFMG
Autor(es): Maria Das Graças Santos Ribeiro
Maria Aparecida Miranda da Silva
Cristiane de Freitas Cunha
Cristina Gonçalves Alvim
Maria Mônica Freitas Ribeiro
Resumo: Introdução: no processo de aprendizagem o professor é percebido como um modelo para os alunos. Contudo, a relação entre eles pode carregar implicações que agregam ou desagregam o conhecimento e podem interferir na saúde psíquica dos estudantes. Objetivo: este trabalho objetiva apresentar resultados obtidos em duas pesquisas realizadas na Faculdade de Medicina da UFMG que abordaram o sofrimento psíquico dos estudantes de duas formas: o que é conhecido por meio de demandas acadêmicas apresentadas por eles à Assessoria de Escuta Acadêmica e o que é percebido pelo professor. Métodos: foram estudos qualitativo e quantitativo, transversais, que utilizaram registros de atendimentos a alunos, com amostragem proposital, trabalhando análise de conteúdo de 157 registros em um período de dois anos e questionário autoaplicativo, utilizando escala de Likert, realizado com amostra de 102 docentes do ciclo profissional do curso de Medicina, com análise descritiva. Resultados e discussão: existem queixas recorrentes, por parte dos alunos, de situações agressivas e não éticas, de professores; mas também há interesse e preocupação com o cuidado para com os alunos por parte de alguns professores. Na pesquisa com professores, 84,8% relataram perceber dificuldades emocionais em seus alunos, porém apenas 44,3% perceberam abusos nas relações professor/aluno ou aluno/aluno e 27,8% acreditam que seus atos/atitudes possam desencadear dificuldades emocionais nos estudantes. Conclusões: há evidências de sofrimento psíquico entre os estudantes de Medicina e de que isso é percebido pelos professores. Entretanto, as situações de assédio moral e suas consequências não são muito reconhecidas pelos docentes.
Assunto: Estresse Psicológico
Estudantes de Medicina
Docentes de Medicina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39988
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://rmmg.org/exportar-pdf/2166/v26s8a55.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_Reflexões sobre o papel do docente no sofrimento psíquico do estudante de medicina da UFMG.pdf119.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.