Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40090
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Por quem nos comovemos? Reflexões sobre nossos enquadramentos bélicos |
Other Titles: | Who do we cry for? Reflections on our war frameworks ¿Por quién nos conmovemos? Reflexiones sobre nuestros marcos bélicos |
Authors: | Lisandra Espíndula Moreira |
Abstract: | Diante das imagens contemporâneas de violência e guerra, tão explícitas e acessíveis, porque nos comovemos com algumas mortes e com outras não? Publicada no Brasil em 2015 a tradução do livro “Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?”, de Judith Butler, aponta intensamente essa provocação. Trata-se de um esforço teórico que reúne cinco ensaios para compreender as guerras contemporâneas. A autora, reconhecida por suas discussões a respeito de gênero e sexualidade (Butler, 2003), busca colocar em análise certas formas de ver que se constituem em enquadramentos a partir dos quais algumas vidas são concebidas como vidas humanas e por isso desencadeiam processos de luto. Em contrapartida, algumas outras vidas não são apreendidas como tal e portanto não geram comoção quando lidas dentro desses quadros de guerra. |
Subject: | Afeto (Psicologia) Violência Guerra Vítimas de guerra Butler, Judith, 1956- |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30181902 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40090 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/psoc/a/XgmRyKHFZf4mFXHVXMXT7ds/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Psicologia & Sociedade |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lisandraPorQuem.pdf | 193.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.