Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40120
Type: Artigo de Periódico
Title: Programa nacional de assistência estudantil: uma avaliação de estudantes de baixa condição socioeconômica em uma universidade pública
Authors: Maria Célia Nogueira Lima
Abstract: Este artigo objetivou analisar as contribuições das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil, na percepção de estudantes de baixa condição socioeconômica, a partir do 4º período do curso de graduação de uma universidade pública federal localizada em Belo Horizonte, entre 2011 e 2014. Foi realizado um estudo de caso, descritivo e qualitativo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários totalizando o número de alunos bolsistas do referido Programa, de acordo com o período estabelecido, obtendo-se o retorno de 124 questionários. As entrevistas foram efetuadas por meio de roteiro semiestruturado, tendo sido escolhidos 20 estudantes por acessibilidade e o critério que determinou este número foi o de saturação de dados. Os resultados apontam que o referido Programa, na ótica dos pesquisados, contribui para a permanência, a formação acadêmica e a inclusão social.
Subject: Programa Nacional de Assistência Estudantil
Permanência
Estudantes de Baixa condição socioeconômica
Inclusão Social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.22347/2175-2753v8i23.990
URI: http://hdl.handle.net/1843/40120
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/990
metadata.dc.relation.ispartof: Meta: avaliação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Programa nacional de assistência estudantil.pdf322.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.