Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Goulart de Sena Orsinipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8356833900456422pt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Gomes de Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee2José Eduardo de Resende Chaves Júniorpt_BR
dc.creatorAna Carolina Reis Paes Lemept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9715907508121443pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T11:05:34Z-
dc.date.available2022-03-16T11:05:34Z-
dc.date.issued2018-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40138-
dc.description.abstractThis paper aims to find legitimate and adequate ways to solve conflicts in the era of electronic labor intermediation, especially among drivers hired by Uber. The research carried out in this dissertation involved the monitoring of the investigative procedure instituted by the Brazilian Public Prosecutor's Office, concerning possible injuries to the workers' collective rights, as well as to the legal order. The present dissertation also aims to demonstrate the strategies used by the company researched to seduce consumers, clients, workers and even the Government and the Judiciary, which makes it difficult, not to say unfeasible, to effectively access drivers to Justice and labor rights.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva encontrar vias legítimas e adequadas para solucionar conflitos na era da intermediação eletrônica do trabalho, em especial existentes entre motoristas contratados pelo aplicativo da empresa Uber. A pesquisa realizada nesta dissertação envolveu acompanhamento do procedimento investigativo instaurado pelo Ministério Público do Trabalho, acerca de possíveis lesões aos direitos coletivos dos trabalhadores, bem como à ordem jurídica e o mapeamento das ações trabalhistas em curso nos Tribunais Regionais do Trabalho brasileiros. A presente dissertação visa também demonstrar as estratégias utilizadas pela empresa pesquisada para seduzir consumidores, clientes, trabalhadores e, inclusive, o Governo e o Poder Judiciário, o que acaba por dificultar, para não dizer inviabilizar, o acesso efetivo dos motoristas à Justiça e aos direitos trabalhistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIREITO - FACULDADE DE DIREITOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcesso à justiçapt_BR
dc.subjectAcesso à justiça pela via dos direitospt_BR
dc.subjectUberização do trabalhopt_BR
dc.subjectPlataformas eletrônicaspt_BR
dc.subjectControle algorítimicopt_BR
dc.subject.otherDireito do trabalho - Brasilpt_BR
dc.subject.otherAcesso à justiça - Brasilpt_BR
dc.subject.otherRelações trabalhistas - Brasilpt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano - Brasilpt_BR
dc.titleDa máquina à nuvem: caminhos para o acesso à justiça pela via de direitos dos motoristas da Uberpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCRPLeme_dissertacao.pdfDa máquina à nuvem: caminhos para o acesso à justiça pela via de direitos dos motoristas da Uber3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.