Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40242
Type: Artigo de Periódico
Title: Parada cardiorrespiratória e o suporte básico de vida no ambiente pré-hospitalar: o saber acadêmico
Authors: Karla Rona Dasilva
Sibele Aparecida Santos Tomás Araújo
Wander Soares de Almeida
Ingrid Victoria Dias Swamy Pereira
Edna Andréa Pereira de Carvalho
Mery Natali Silva Abreu
Abstract: Objetivo: Identificar o conhecimento de acadêmicos sobre Parada Cardiorrespiratória e Suporte Básico de Vida precoce. Metodologia: Estudo transversal descritivo e exploratório, realizado no segundo semestre de 2014, com 81 alunos do Núcleo de Biociências de um Centro Universitário em Belo Horizonte. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado validado, contendo 09 perguntas de múltipla escolha. Todas as análises estatísticas foram realizadas pelo programa SPSS 19.0. Resultados: Verificou-se que 100% dos entrevistados sabem verificar a presença de movimentos respiratórios, porém a realização da manobra para facilitar a respiração foi assertiva em 79% destes, 87% compreendem a finalidade da massagem cardíaca, 29,6% sabem o número de compressões por minuto a ser realizada em vítima adulta. Conclusão: A população estudada tende a possuir conhecimento insuficiente sobre Suporte Básico de Vida precoce, o que pode comprometer o atendimento prestado.
Subject: Ressuscitação Cardiopulmonar
Parada Cardíaca
Educação em Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.5902/2236583422160
URI: http://hdl.handle.net/1843/40242
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/22160/0
metadata.dc.relation.ispartof: Saúde (Santa Maria)
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.