Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/40258
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Educação em sexualidade na adolescência: uma análise de rodas de conversa em turmas do 8° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Sâmia Tavares Costa de Melo |
primer Tutor: | Luiz Gustavo Franco Silveira |
primer miembro del tribunal : | Ludmila Olandim de Souza |
Resumen: | O artigo apresenta a análise de discussões em rodas de conversa acerca da sexualidade em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi identificar e caracterizar contextos, para além dos muros da escola, que os alunos mobilizam ao se posicionarem, bem como o modo que a professora reagia a tais contextos. Fizemos observação com registro em caderno de campo e gravações em áudio. Como resultados, indicamos a expressividade de determinados contextos da vida social dos estudantes, como suas vivências familiares, questões religiosas, de gênero e políticas. Quanto ao discurso da professora/pesquisadora, foi possível identificar que transitou entre diferentes modelos de educação em sexualidade, com a predominância de um modelo de abordagem mais ampla que buscava ir além das dimensões biológicas. Destacamos implicações relevantes para a educação em sexualidade, especialmente no que diz respeito ao trabalho de escuta dos estudantes e a ênfase no respeito ao outro. |
Abstract: | The paper presents an analysis on circles of conversation about sexuality in 8th grade classes. The aim was to identify and characterize contexts, beyond the school walls, that students mobilize in positioning themselves, as well as the way the teacher reacted to such contexts. We made participant observation and audio recordings. We indicate the expressiveness of certain contexts of students' social life, such as their family experiences, religious, gender and political issues. It was possible to identify teacher’s discourse transitions between different models of sexual education, with the predominance of a broader approach model going beyond biological dimensions. We highlight relevant implications for sexual education, especially regarding student listening and the emphasis on respect for others. |
Asunto: | Educação Ciências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino Educação sexual Sexo - Aspectos educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40258 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia (especialização) - Educação em Sexualidade na adolescência.pdf | 920.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.