Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40262
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Processos de aprendizagem e desenvolvimento para uma educação inclusiva através de jogos e brincadeiras
Autor(es): Maria Tatiane Siqueira Bragança Cazuza
primer Tutor: Elidéa Lúcia Almeida Bernadino
Segundo Tutor: Eva dos Reis Araújo Barbosa
Resumen: Resumo: Esta pesquisa teve como ponto de partida o desejo de investigar como a prática de atividades lúdicas colabora na aprendizagem e na inclusão dos alunos com Transtorno do espectro autista, durante seu processo de alfabetização. Parte-se da compreensão de que há professores que usam o brincar como recurso metodológico para garantir a todos os seus alunos o direito de aprender, tendo em vista o desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e habilidades propostas no Currículo Básico. Compreender a importância do lúdico como forma de promover a aprendizagem das crianças na educação infantil e no cotidiano escolar de forma geral, pode ser uma maneira efetiva de se praticar uma inclusão real. O docente precisa estar em constante formação e buscar meios e alternativas para expandir seus conhecimentos, voltando seu olhar para as diferenças, enxergando o outro através de uma nova perspectiva. A metodologia do referencial teórico se baseou em uma pesquisa bibliográfica feita em portais de referência para pesquisas que defendem os jogos e as brincadeiras como forma de aprender e incluir dentro da sala de aula. O plano de ação foi a descrição das atividades desenvolvidas com as crianças, a fim de promover a inclusão através de jogos e brincadeiras. Os objetivos foram alcançados através da reflexão e a avaliação foi feita com subjetividade, a partir de pequenos detalhes como a observação da motivação e participação das crianças e reflexões sobre suas evoluções.
Asunto: Educação inclusiva
Jogos educativos
Brincadeiras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/40262
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tatiane_ok.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons