Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/40339
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | As memórias passadas e a alfabetização na EJA |
Autor(es): | Carmen Lucia de Cassia Pongelupe Assis |
Primeiro Orientador: | Vanessa Regina Eleutério Miranda |
Resumo: | Este projeto pretende refletir sobre quem são os sujeitos da Educação de jovens e adultos, como estes vivem e aprendem a partir de suas lembranças no ambiente escolar. Na primeira parte do texto estão a justificativa, objetivos e metodologia adotada na elaboração deste. Na sequência aborda algumas reflexões sobre transformações atuais na EJA, como a percepção da Educação de Jovens e Adultos tem sido associada a escolaridade compensatória para pessoas que não obtiveram acesso a esta escola no Brasil e no mundo, no entanto, a EJA tem de ser percebida numa perspectiva ampla, dentro do conceito de Educação e aprendizagem que ocorre ao longo da vida. Apresenta que também houve transformações no aumento do número de mulheres na EJA e que a educação é direito para todos, sem distinção de raça, gênero, religiosidade ou orientação sexual. A seguir aborda sobre a EJA no Brasil e sobre sua trajetória. A EJA em nosso país teve reconhecimento nos anos 90, a partir do trabalho de Paulo Freire percursor no estudo e defesa desta modalidade de ensino. Apresenta também outros pesquisadores atuais que estudam este tema. O próximo tema aborda sobre o significado de memória, qual sua importância na vida do sujeito e como este vive sua memória. E finaliza com o sujeito contando sua história, que ao contar algo sobre si ou algo que viveu resgata suas lembranças mais íntimas e assim por meio da história oral que está a fonte de dados da sua vida. |
Assunto: | Educação de jovens e adultos alfabetização de adultos Autobiografia Recordação - Psicologia Diários Alunos - Narrativas pessoais - Belo Horizonte (MG) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40339 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EJA FINAL.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons