Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40339
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As memórias passadas e a alfabetização na EJA
Autor(es): Carmen Lucia de Cassia Pongelupe Assis
Primeiro Orientador: Vanessa Regina Eleutério Miranda
Resumo: Este projeto pretende refletir sobre quem são os sujeitos da Educação de jovens e adultos, como estes vivem e aprendem a partir de suas lembranças no ambiente escolar. Na primeira parte do texto estão a justificativa, objetivos e metodologia adotada na elaboração deste. Na sequência aborda algumas reflexões sobre transformações atuais na EJA, como a percepção da Educação de Jovens e Adultos tem sido associada a escolaridade compensatória para pessoas que não obtiveram acesso a esta escola no Brasil e no mundo, no entanto, a EJA tem de ser percebida numa perspectiva ampla, dentro do conceito de Educação e aprendizagem que ocorre ao longo da vida. Apresenta que também houve transformações no aumento do número de mulheres na EJA e que a educação é direito para todos, sem distinção de raça, gênero, religiosidade ou orientação sexual. A seguir aborda sobre a EJA no Brasil e sobre sua trajetória. A EJA em nosso país teve reconhecimento nos anos 90, a partir do trabalho de Paulo Freire percursor no estudo e defesa desta modalidade de ensino. Apresenta também outros pesquisadores atuais que estudam este tema. O próximo tema aborda sobre o significado de memória, qual sua importância na vida do sujeito e como este vive sua memória. E finaliza com o sujeito contando sua história, que ao contar algo sobre si ou algo que viveu resgata suas lembranças mais íntimas e assim por meio da história oral que está a fonte de dados da sua vida.
Assunto: Educação de jovens e adultos
alfabetização de adultos
Autobiografia
Recordação - Psicologia
Diários
Alunos - Narrativas pessoais - Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/40339
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EJA FINAL.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons