Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Regina Eleutério Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162570450139070pt_BR
dc.creatorCarmen Lucia de Cassia Pongelupe Assispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818903698240651pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T11:24:36Z-
dc.date.available2022-03-23T11:24:36Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40339-
dc.description.resumoEste projeto pretende refletir sobre quem são os sujeitos da Educação de jovens e adultos, como estes vivem e aprendem a partir de suas lembranças no ambiente escolar. Na primeira parte do texto estão a justificativa, objetivos e metodologia adotada na elaboração deste. Na sequência aborda algumas reflexões sobre transformações atuais na EJA, como a percepção da Educação de Jovens e Adultos tem sido associada a escolaridade compensatória para pessoas que não obtiveram acesso a esta escola no Brasil e no mundo, no entanto, a EJA tem de ser percebida numa perspectiva ampla, dentro do conceito de Educação e aprendizagem que ocorre ao longo da vida. Apresenta que também houve transformações no aumento do número de mulheres na EJA e que a educação é direito para todos, sem distinção de raça, gênero, religiosidade ou orientação sexual. A seguir aborda sobre a EJA no Brasil e sobre sua trajetória. A EJA em nosso país teve reconhecimento nos anos 90, a partir do trabalho de Paulo Freire percursor no estudo e defesa desta modalidade de ensino. Apresenta também outros pesquisadores atuais que estudam este tema. O próximo tema aborda sobre o significado de memória, qual sua importância na vida do sujeito e como este vive sua memória. E finaliza com o sujeito contando sua história, que ao contar algo sobre si ou algo que viveu resgata suas lembranças mais íntimas e assim por meio da história oral que está a fonte de dados da sua vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectSujeitospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otheralfabetização de adultospt_BR
dc.subject.otherAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherRecordação - Psicologiapt_BR
dc.subject.otherDiáriospt_BR
dc.subject.otherAlunos - Narrativas pessoais - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleAs memórias passadas e a alfabetização na EJApt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC EJA FINAL.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons