Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40339
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vanessa Regina Eleutério Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8162570450139070 | pt_BR |
dc.creator | Carmen Lucia de Cassia Pongelupe Assis | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4818903698240651 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T11:24:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T11:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40339 | - |
dc.description.resumo | Este projeto pretende refletir sobre quem são os sujeitos da Educação de jovens e adultos, como estes vivem e aprendem a partir de suas lembranças no ambiente escolar. Na primeira parte do texto estão a justificativa, objetivos e metodologia adotada na elaboração deste. Na sequência aborda algumas reflexões sobre transformações atuais na EJA, como a percepção da Educação de Jovens e Adultos tem sido associada a escolaridade compensatória para pessoas que não obtiveram acesso a esta escola no Brasil e no mundo, no entanto, a EJA tem de ser percebida numa perspectiva ampla, dentro do conceito de Educação e aprendizagem que ocorre ao longo da vida. Apresenta que também houve transformações no aumento do número de mulheres na EJA e que a educação é direito para todos, sem distinção de raça, gênero, religiosidade ou orientação sexual. A seguir aborda sobre a EJA no Brasil e sobre sua trajetória. A EJA em nosso país teve reconhecimento nos anos 90, a partir do trabalho de Paulo Freire percursor no estudo e defesa desta modalidade de ensino. Apresenta também outros pesquisadores atuais que estudam este tema. O próximo tema aborda sobre o significado de memória, qual sua importância na vida do sujeito e como este vive sua memória. E finaliza com o sujeito contando sua história, que ao contar algo sobre si ou algo que viveu resgata suas lembranças mais íntimas e assim por meio da história oral que está a fonte de dados da sua vida. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Recordação - Psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Diários | pt_BR |
dc.subject.other | Alunos - Narrativas pessoais - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.title | As memórias passadas e a alfabetização na EJA | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC EJA FINAL.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License