Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/40342
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Ateliê de ciências”: integração entre arte e ensino de química na formação inicial de professores |
Autor(es): | Matheus de Castro e Silva |
primer Tutor: | Penha das Dores Souza Silva |
Resumen: | Este trabalho contemplou a construção de uma disciplina optativa de 30 horas denominada “Ateliê de Ciências”, na qual 18 licenciandos em Química e Pedagogia desenvolveram diversas criações artísticas e discutiram aspectos do contexto dos conteúdos científicos. A análise das respostas dos relatos (orais e escritos) e das imagens produzidos pelos licenciandos possibilitou investigar aspectos das produções que podem ser utilizados como contexto para as aulas de Ciências. Partindo do estudo das respostas dos licenciandos a um questionário, mapeamos suas concepções sobre o contexto no ensino de Química, embasadas i) no cotidiano dos alunos, ii) na interação com outras disciplinas e/ou iii) na integração com aspectos históricos, econômicos e sociais do conteúdo científico. Contextualizar uma discussão, segundo os licenciandos, seria uma estratégia para aumentar o interesse dos estudantes, tornando o conhecimento “aplicável”. Baseando-nos nos estudos de Gilbert (2006), cuja proposta é a construção de um evento focal, os licenciandos puderam contextualizar o ensino de Química por meio de um conjunto de atividades envolvendo as artes plásticas. Além disso, foi possível avaliar a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no formato da disciplina, dividindo-a em dois momentos: encontros síncronos e atividades assíncronas. Como produto educacional, houve a estruturação de um conjunto de atividades envolvendo diferentes práticas, técnicas e a fruição artística em um contexto de formação inicial de professores de Química e a identificação das possibilidades de integração entre Arte e os conteúdos científicos propostos pelos licenciandos. |
Asunto: | Educação Professores - Formação Professores de química - Formação Química - Licenciatura Química - Métodos de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40342 |
Fecha del documento: | 29-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Matheus de Castro e Silva - Final - Editada.pdf | 4.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.