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http://hdl.handle.net/1843/40342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Penha das Dores Souza Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8502422679229022 | pt_BR |
dc.creator | Matheus de Castro e Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1524304388085935 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T11:44:59Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T11:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40342 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho contemplou a construção de uma disciplina optativa de 30 horas denominada “Ateliê de Ciências”, na qual 18 licenciandos em Química e Pedagogia desenvolveram diversas criações artísticas e discutiram aspectos do contexto dos conteúdos científicos. A análise das respostas dos relatos (orais e escritos) e das imagens produzidos pelos licenciandos possibilitou investigar aspectos das produções que podem ser utilizados como contexto para as aulas de Ciências. Partindo do estudo das respostas dos licenciandos a um questionário, mapeamos suas concepções sobre o contexto no ensino de Química, embasadas i) no cotidiano dos alunos, ii) na interação com outras disciplinas e/ou iii) na integração com aspectos históricos, econômicos e sociais do conteúdo científico. Contextualizar uma discussão, segundo os licenciandos, seria uma estratégia para aumentar o interesse dos estudantes, tornando o conhecimento “aplicável”. Baseando-nos nos estudos de Gilbert (2006), cuja proposta é a construção de um evento focal, os licenciandos puderam contextualizar o ensino de Química por meio de um conjunto de atividades envolvendo as artes plásticas. Além disso, foi possível avaliar a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no formato da disciplina, dividindo-a em dois momentos: encontros síncronos e atividades assíncronas. Como produto educacional, houve a estruturação de um conjunto de atividades envolvendo diferentes práticas, técnicas e a fruição artística em um contexto de formação inicial de professores de Química e a identificação das possibilidades de integração entre Arte e os conteúdos científicos propostos pelos licenciandos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contextualização no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de química - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | “Ateliê de ciências”: integração entre arte e ensino de química na formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Dissertação - Matheus de Castro e Silva - Final - Editada.pdf | 4.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
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