Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Penha das Dores Souza Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502422679229022pt_BR
dc.creatorMatheus de Castro e Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524304388085935pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T11:44:59Z-
dc.date.available2022-03-23T11:44:59Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40342-
dc.description.resumoEste trabalho contemplou a construção de uma disciplina optativa de 30 horas denominada “Ateliê de Ciências”, na qual 18 licenciandos em Química e Pedagogia desenvolveram diversas criações artísticas e discutiram aspectos do contexto dos conteúdos científicos. A análise das respostas dos relatos (orais e escritos) e das imagens produzidos pelos licenciandos possibilitou investigar aspectos das produções que podem ser utilizados como contexto para as aulas de Ciências. Partindo do estudo das respostas dos licenciandos a um questionário, mapeamos suas concepções sobre o contexto no ensino de Química, embasadas i) no cotidiano dos alunos, ii) na interação com outras disciplinas e/ou iii) na integração com aspectos históricos, econômicos e sociais do conteúdo científico. Contextualizar uma discussão, segundo os licenciandos, seria uma estratégia para aumentar o interesse dos estudantes, tornando o conhecimento “aplicável”. Baseando-nos nos estudos de Gilbert (2006), cuja proposta é a construção de um evento focal, os licenciandos puderam contextualizar o ensino de Química por meio de um conjunto de atividades envolvendo as artes plásticas. Além disso, foi possível avaliar a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no formato da disciplina, dividindo-a em dois momentos: encontros síncronos e atividades assíncronas. Como produto educacional, houve a estruturação de um conjunto de atividades envolvendo diferentes práticas, técnicas e a fruição artística em um contexto de formação inicial de professores de Química e a identificação das possibilidades de integração entre Arte e os conteúdos científicos propostos pelos licenciandos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextualização no ensino de químicapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de química - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.subject.otherQuímica - Métodos de ensinopt_BR
dc.title“Ateliê de ciências”: integração entre arte e ensino de química na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Matheus de Castro e Silva - Final - Editada.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.