Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40377
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Maria Rabelo Gomes | pt_BR |
dc.creator | Eliene Lopes Faria | pt_BR |
dc.creator | Renata Bergo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T20:22:42Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T20:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 28 | pt_BR |
dc.citation.issue | 56 | pt_BR |
dc.citation.spage | 116 | pt_BR |
dc.citation.epage | 135 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p116-135 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 23580194 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40377 | - |
dc.description.resumo | O artigo aborda as relações entre etnografia e aprendizagem, tema assumido como interface estratégica entre os campos da Educação e da Antropologia. São explorados dois casos – o futebol e as religiões de matriz africana – cujas práticas culturais são difusas e constitutivas da experiência de diferentes segmentos sociais no Brasil, para abordar os processos de aprendizagem nos dois contextos, inclusive das próprias etnógrafas que deles participaram. Assumiu-se a necessária condição situada destes processos, para que fossem apreendidos na riqueza que nos interessava explicitar, ou seja, na forma como essas práticas acontecem e são (re)produzidas especificamente no Brasil. A partir da proposta de aprendizagem situada desenvolvida por Jean Lave, revelam-se algumas das especificidades da prática da etnografia e dos modos de aprender em cada caso, para refletir e buscar anunciar os novos cenários em que estamos construindo hoje nossas práticas e pesquisas com diferentes coletivos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem situada | pt_BR |
dc.subject.other | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.other | Umbanda | pt_BR |
dc.subject.other | Futebol | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem na/da etnografia: reflexões conceitual-metodológicas a partir de dois casos bem brasileiros | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v28n56/2358-0194-faeeba-28-56-116.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_Aprendizagem na-da etnografia.pdf | 305.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.