Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.creatorEliene Lopes Fariapt_BR
dc.creatorRenata Bergopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T20:22:42Z-
dc.date.available2022-03-23T20:22:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue56pt_BR
dc.citation.spage116pt_BR
dc.citation.epage135pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p116-135pt_BR
dc.identifier.issn23580194pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40377-
dc.description.resumoO artigo aborda as relações entre etnografia e aprendizagem, tema assumido como interface estratégica entre os campos da Educação e da Antropologia. São explorados dois casos – o futebol e as religiões de matriz africana – cujas práticas culturais são difusas e constitutivas da experiência de diferentes segmentos sociais no Brasil, para abordar os processos de aprendizagem nos dois contextos, inclusive das próprias etnógrafas que deles participaram. Assumiu-se a necessária condição situada destes processos, para que fossem apreendidos na riqueza que nos interessava explicitar, ou seja, na forma como essas práticas acontecem e são (re)produzidas especificamente no Brasil. A partir da proposta de aprendizagem situada desenvolvida por Jean Lave, revelam-se algumas das especificidades da prática da etnografia e dos modos de aprender em cada caso, para refletir e buscar anunciar os novos cenários em que estamos construindo hoje nossas práticas e pesquisas com diferentes coletivos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem situadapt_BR
dc.subject.otherEtnografiapt_BR
dc.subject.otherUmbandapt_BR
dc.subject.otherFutebolpt_BR
dc.titleAprendizagem na/da etnografia: reflexões conceitual-metodológicas a partir de dois casos bem brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v28n56/2358-0194-faeeba-28-56-116.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Aprendizagem na-da etnografia.pdf305.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.