Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40377
Type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem na/da etnografia: reflexões conceitual-metodológicas a partir de dois casos bem brasileiros
Authors: Ana Maria Rabelo Gomes
Eliene Lopes Faria
Renata Bergo
Abstract: O artigo aborda as relações entre etnografia e aprendizagem, tema assumido como interface estratégica entre os campos da Educação e da Antropologia. São explorados dois casos – o futebol e as religiões de matriz africana – cujas práticas culturais são difusas e constitutivas da experiência de diferentes segmentos sociais no Brasil, para abordar os processos de aprendizagem nos dois contextos, inclusive das próprias etnógrafas que deles participaram. Assumiu-se a necessária condição situada destes processos, para que fossem apreendidos na riqueza que nos interessava explicitar, ou seja, na forma como essas práticas acontecem e são (re)produzidas especificamente no Brasil. A partir da proposta de aprendizagem situada desenvolvida por Jean Lave, revelam-se algumas das especificidades da prática da etnografia e dos modos de aprender em cada caso, para refletir e buscar anunciar os novos cenários em que estamos construindo hoje nossas práticas e pesquisas com diferentes coletivos.
Subject: Aprendizagem situada
Etnografia
Umbanda
Futebol
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p116-135
URI: http://hdl.handle.net/1843/40377
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v28n56/2358-0194-faeeba-28-56-116.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Aprendizagem na-da etnografia.pdf305.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.