Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40427
Type: Tese
Title: Espetáculo e resistência no roteiro cinematográfico inédito de A hora dos ruminantes
Other Titles: Spectacle and resistance in the unfilmed and unpublished screenplay of The plague of the ruminants
Authors: Marcelo Cordeiro de Mello
First Advisor: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
First Referee: Silvana Maria Pessôa de Oliveira
Second Referee: Rafael Conde de Resende
Third Referee: Josette Maria Alves de Souza Monzani
metadata.dc.contributor.referee4: Mateus Araujo Silva
metadata.dc.contributor.referee5: André Guimarães Brasil (Suplente). Yara dos Santos Augusto Silva (Suplente)
Abstract: A presente tese busca resgatar a memória de uma obra cultural importante: o projeto cinematográfico não-filmado de A hora dos ruminantes. Baseado na obra literária homônima, de José J. Veiga, o projeto foi concebido por uma dupla: o crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet e o cineasta Luiz Sergio Person. O principal documento que nos permite retraçar este projeto é o roteiro cinematográfico de A hora dos ruminantes, escrito em 1967 por Bernardet e Person. No capítulo inicial, partimos de uma discussão conceitual geral a respeito de alguns dos principais problemas ligados a A hora dos ruminantes, especialmente a adaptação, a escrita de roteiros cinematográficos e a intercessão entre cinema, política e espetáculo. Em seguida, no segundo capítulo, apresentamos a literatura de José J. Veiga, apontando alguns de seus principais problemas, especialmente a discussão sobre sua relação com o realismo mágico, e com o problema da alegoria política. Esse capítulo termina com uma tentativa de abstração, pensando a relação de Veiga com o cinema (ainda sem tratar do projeto de Person e Bernardet). No terceiro capítulo, traçamos um panorama da cultura brasileira no contexto do final da década de sessenta, contextualizando a produção de Person e Bernardet (anterior a A hora dos ruminantes) dentro da geração do Cinema Novo. No quarto capítulo, o principal, debruçamo-nos enfim sobre o nosso corpus: o roteiro cinematográfico de A hora dos ruminantes e seus respectivos anexos. Nossa abordagem, mais ou menos panorâmica, procura dar uma ideia geral do projeto em sua pluralidade de aspectos, tentando extrair o aspecto mais importante de cada tema ou subtema. Retraçamos, passo a passo, a cronologia dos acontecimentos ligados ao projeto cinematográfico de A hora dos ruminantes, desde a sua origem até a sua interrupção. Analisamos o processo de adaptação, descrevendo a forma como Person e Bernardet recriam a obra de Veiga, norteados por um projeto estético e político. Procuramos chamar a atenção para aquilo que o roteiro tem de original em relação à narrativa de Veiga. Exploramos a relação do texto do roteiro de A hora dos ruminantes com a literatura. Retomando parte da discussão do capítulo dois, debatemos com que gêneros cinematográficos dialogaria o filme A hora dos ruminantes. Também repassamos alguns de seus aspectos técnicos (traçando conjecturas sobre aspectos como a locação, a fotografia, o figurino, o som e o elenco). Por fim, discutimos o modelo estético-político de A hora dos ruminantes, espécie de realismo mágico cinematográfico voltado para o público interiorano, procurando unir espetáculo ao cinema engajado (neste ponto, retomamos parte da discussão do primeiro capítulo). O quinto e último capítulo da tese acompanha o contexto imediatamente posterior à suspensão de A hora dos ruminantes e revela ao leitor documentos inéditos da repressão da ditadura militar relacionados ao cineasta Person, que jogam uma nova luz sobre o contexto político desfavorável em que ele e Bernardet atuavam, o que ajuda a explicar a interrupção definitiva do projeto cinematográfico de A hora dos ruminantes.
Abstract: This thesis’ role is to bring back the memory of an important work of art: the unfilmed cinematographic project of The plague of the ruminants. Based upon the short novel of the same title, by José J. Veiga, the project was conceived by a duo: the screenwriter and critic Jean-Claude Bernardet and the filmmaker Luiz Sergio Person. The main document that makes it possible to retrace this project is the unfilmed screenplay of The plague of the ruminants, written in 1967 by Bernardet and Person. The thesis starts with a theoretical general discussion about some of the main problems connected to The plague of the ruminants, specially adaptation, screenwriting and the intersection between cinema, politics and spectacle. Sequentially, the second chapter introduces José J. Veiga's literature, pointing out some of its main issues, especially the discussion about his relationship with magic realism, and with the problem of political allegory. This chapter ends with an attempt to imagine Veiga's relationship with cinema (independently of Person and Bernardet's project). The third chapter gives an overview of Brazilian culture in the context of the late sixties, contextualizing the production of Person and Bernardet (prior to The plague of the ruminants) within the Cinema Novo generation. The fourth chapter, the main one, finally focuses on the corpus: the screenplay of The plague of the ruminants and its annexes. Our approach here is more or less panoramic, and tries to give a general idea of the project in its plurality of aspects, attempting to extract the most important aspect of each theme or sub-theme. We retrace, step by step, the chronology of the events linked to the cinematographic project of The plague of the ruminants, from its origin to its interruption. The chapter analyzes the adaptation process, describing the way in which Person and Bernardet recreate Veiga's work guided by an aesthetic and political point of view. It draws attention to original aspects of the screenplay (in comparison to Veiga's narrative). Also, it explores the relationship between the screenplay of The plague of the ruminants and literature. Bringing back some elements of the discussion in chapter two, we discuss which cinematographic genres would be present in the film The plague of the ruminants. Some of technical aspects are presented (drawing conjectures about aspects such as location, photography, costumes, sound and cast). Finally, the aesthetic-political model of The plague of the ruminants is discussed – a kind of cinematic magic realism aimed to the audience of smaller cities, trying to balance movie spectacle and politically engaged cinema (at this point, some elements from the discussion of the first chapter are discussed again). The fifth and final chapter of the thesis describes the context immediately after the suspension of The plague of the ruminants and reveals to the reader unpublished documents of the repression of the brazilian military dictatorship related to filmmaker Person. These documents shed new light about the unfavorable political context in which he and Bernardet worked, and help explain the reasons for the definitive interruption of The plague of the ruminants’ film project.
Subject: Veiga, José J. (José Jacinto), 1915-1999. – Hora dos ruminantes – Crítica e interpretação
Veiga, José J. (José Jacinto), 1915-1999 – Adaptações para o cinema
Ficção brasileira – História e crítica
Cinema e literatura
Política e literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40427
Issue Date: 29-Nov-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarceloCordeiroDeMello-AHDR.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.