Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/40522
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | School library: how to break the walls |
Título(s) alternativo(s): | Biblioteca escolar: como quebrar as paredes |
Autor(es): | Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Raquel Miranda Vilela Paiva |
Resumo: | The present paper analyzes the possibility of the school library breaking the four walls to which we are used to, using data collected during field research for a doctorate research, from observation and interview with students. Three schools in Belo Horizonte city were researched, one of which really broke the walls of the library, taking the collection to the classrooms. Preliminary observation data showed significant differences among the use of the three spaces, which became clearer in the interviews. The results showed that the differential is, however, in the performance of the professional present in this place. It was evident that the school library should concern about the professional, regardless of the space. Breaking the walls of the library was not the most effective solution to bring students closer to reading and the available materials. So, it is up to the librarian, and not the collection, to break the barriers. |
Abstract: | O presente artigo analisa a possibilidade de a biblioteca escolar romper as quatro paredes a que estamos acostumados, utilizando dados coletados durante a pesquisa de campo para uma pesquisa de doutorado, a partir de observação e entrevista com alunos. Foram pesquisadas três escolas da cidade de Belo Horizonte, uma das quais realmente quebrou as paredes da biblioteca, levando o acervo para as salas de aula. Os dados da observação preliminar mostraram diferenças significativas entre o uso dos três espaços, que ficaram mais claras nas entrevistas. Os resultados mostraram que o diferencial está, porém, na atuação do profissional presente neste local. Ficou evidente que a biblioteca escolar deve se preocupar com o profissional, independente do espaço. Quebrar as paredes da biblioteca não foi a solução mais eficaz para aproximar os alunos da leitura e dos materiais disponíveis. Então, cabe ao bibliotecário, e não ao acervo, quebrar as barreiras. |
Assunto: | Biblioteca Escolar Nativos Digitais Etnografia Papel Educacional |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40522 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://journals.library.ualberta.ca/slw/index.php/iasl/article/view/7154 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Annual International Conference ; International Forum on Research in School Librarianship |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_School library how to break the walls.pdf | 423.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.