Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdriana Bogliolo Sirihal Duartept_BR
dc.creatorRaquel Miranda Vilela Paivapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T21:26:10Z-
dc.date.available2022-03-28T21:26:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue46 ; 19pt_BR
dc.citation.spage85pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40522-
dc.description.abstractO presente artigo analisa a possibilidade de a biblioteca escolar romper as quatro paredes a que estamos acostumados, utilizando dados coletados durante a pesquisa de campo para uma pesquisa de doutorado, a partir de observação e entrevista com alunos. Foram pesquisadas três escolas da cidade de Belo Horizonte, uma das quais realmente quebrou as paredes da biblioteca, levando o acervo para as salas de aula. Os dados da observação preliminar mostraram diferenças significativas entre o uso dos três espaços, que ficaram mais claras nas entrevistas. Os resultados mostraram que o diferencial está, porém, na atuação do profissional presente neste local. Ficou evidente que a biblioteca escolar deve se preocupar com o profissional, independente do espaço. Quebrar as paredes da biblioteca não foi a solução mais eficaz para aproximar os alunos da leitura e dos materiais disponíveis. Então, cabe ao bibliotecário, e não ao acervo, quebrar as barreiras.pt_BR
dc.description.resumoThe present paper analyzes the possibility of the school library breaking the four walls to which we are used to, using data collected during field research for a doctorate research, from observation and interview with students. Three schools in Belo Horizonte city were researched, one of which really broke the walls of the library, taking the collection to the classrooms. Preliminary observation data showed significant differences among the use of the three spaces, which became clearer in the interviews. The results showed that the differential is, however, in the performance of the professional present in this place. It was evident that the school library should concern about the professional, regardless of the space. Breaking the walls of the library was not the most effective solution to bring students closer to reading and the available materials. So, it is up to the librarian, and not the collection, to break the barriers.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAnnual International Conference ; International Forum on Research in School Librarianshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subject.otherNativos Digitaispt_BR
dc.subject.otherEtnografiapt_BR
dc.subject.otherPapel Educacionalpt_BR
dc.titleSchool library: how to break the wallspt_BR
dc.title.alternativeBiblioteca escolar: como quebrar as paredespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://journals.library.ualberta.ca/slw/index.php/iasl/article/view/7154pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_School library how to break the walls.pdf423.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.