Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40543
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dc.creatorRosilene Moreira Coelho de sápt_BR
dc.creatorClaudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T21:49:02Z-
dc.date.available2022-03-28T21:49:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue34pt_BR
dc.citation.spage105pt_BR
dc.citation.epage126pt_BR
dc.identifier.doi10.21747/16463153/34a6pt_BR
dc.identifier.issn1646-3153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40543-
dc.description.resumoO presente artigo tem como propósito apresentar uma leitura do conhecimento nas interações da orientação acadêmica em nível de mestrado e doutorado sob a perspectiva do orientador. Buscou averiguar os elementos simbólico-afetivos envolvidos no compartilhamento do conhecimento na relação de orientação em um programa de pós-graduação stricto sensu da área de Ciências Exatas e da Terra de uma Universidade Federal no Brasil. Os métodos de coleta de dados foram entrevistas e o Teste Arquetípico dos Nove Elementos – AT9. O material recolhido por meio das entrevistas foi analisado a partir do método da análise de conteúdo e esses conteúdos, juntamente com os resultados do AT-9, foram trabalhados de forma a utilizar a analise da subjetividade e do imaginário como estratégias para compreender o universo da orientação sob o ponto de vista do orientador. Buscou-se, assim um melhor entendimento da construção do conhecimento a partir do entendimento do seu compartilhamento. Como resultados percebeu-se que orientadores, como sujeitos do processo de orientação, crescem juntos na construção do conhecimento cientifico, uma vez que o processo de aprendizagem na pós-graduação culmina na modificação do conhecimento prévio tanto de professor quanto de alunos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPrisma.compt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherRelação orientador/ orientandopt_BR
dc.subject.otherColaboração científicapt_BR
dc.subject.otherCompartilhamento do conhecimentopt_BR
dc.titleCompartilhamento de conhecimento na orientação acadêmica: a perspectiva de orientadorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3179pt_BR
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