Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosilene Moreira Coelho de sá | pt_BR |
dc.creator | Claudio Paixão Anastácio de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T21:49:02Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T21:49:02Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 34 | pt_BR |
dc.citation.spage | 105 | pt_BR |
dc.citation.epage | 126 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.21747/16463153/34a6 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1646-3153 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40543 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como propósito apresentar uma leitura do conhecimento nas interações da orientação acadêmica em nível de mestrado e doutorado sob a perspectiva do orientador. Buscou averiguar os elementos simbólico-afetivos envolvidos no compartilhamento do conhecimento na relação de orientação em um programa de pós-graduação stricto sensu da área de Ciências Exatas e da Terra de uma Universidade Federal no Brasil. Os métodos de coleta de dados foram entrevistas e o Teste Arquetípico dos Nove Elementos – AT9. O material recolhido por meio das entrevistas foi analisado a partir do método da análise de conteúdo e esses conteúdos, juntamente com os resultados do AT-9, foram trabalhados de forma a utilizar a analise da subjetividade e do imaginário como estratégias para compreender o universo da orientação sob o ponto de vista do orientador. Buscou-se, assim um melhor entendimento da construção do conhecimento a partir do entendimento do seu compartilhamento. Como resultados percebeu-se que orientadores, como sujeitos do processo de orientação, crescem juntos na construção do conhecimento cientifico, uma vez que o processo de aprendizagem na pós-graduação culmina na modificação do conhecimento prévio tanto de professor quanto de alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Prisma.com | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Relação orientador/ orientando | pt_BR |
dc.subject.other | Colaboração científica | pt_BR |
dc.subject.other | Compartilhamento do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Compartilhamento de conhecimento na orientação acadêmica: a perspectiva de orientadores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3179 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_Compartilhamento de conhecimento na orientação acadêmica a perspectiva de orientadores.pdf | 975.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.