Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40563
Type: Artigo de Evento
Title: Produção de valor nas redes sociais: Marx e o debate contemporâneo
Authors: Rodrigo Moreno Marques
Abstract: Nesse artigo, busca-se estabelecer uma interlocução entre a Ciência da Informação e a Economia Política, com o objetivo de responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das redes sociais? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. A análise dessa perspectiva revela que, apesar de Fuchs defender a pertinência do arcabouço teórico de Karl Marx, sua proposta afasta-se de alguns princípios centrais do pensamento marxiano. Como alternativa para os desacertos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor no universo das redes sociais fundamenta nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço postulada pelo pensador alemão.
Subject: Sociologia
Redes sociais
Ciência da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40563
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/627
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produção de valor nas redes sociais_Marx e o debate contemporâneo.pdf700.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.