Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40592
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da efetividade no uso dos bens em polos do ensino a distância
Autor(es): Carolina Moreira Otsuru
Resumo: Este artigo versa sobre a efetividade no uso de bens disponibilizados nos polos de educação a distância de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais. Teve como objetivo geral analisar como uma IFES, escolhida para o estudo, realiza o controle da efetividade no uso dos seus ativos, considerando desde o planejamento e a especificação para a compra, as formas de aquisição possíveis, o conceito de custo total de propriedade, instalações, manutenções e o controle do desgaste para substituição. Para a realização da pesquisa empírica foi escolhido o curso de licenciatura em Química. Foram realizadas análises documentais, observação, entrevistas e levantamento, a fim de se atingir o objetivo da pesquisa. Como resultado foi identificado que há planejamento de compras de itens, que as compras seguem os parâmetros estabelecidos pela Lei das Licitações Públicas, e que ainda não foi desenvolvido o conceito de custo total de propriedade na entidade analisada. A partir do levantamento e das entrevistas realizadas foi constatado a satisfação dos usuários, com predominância de percepções positivas por parte dos participantes da pesquisa. Por fim, conclui-se que há efetividade no uso dos bens disponibilizados, favorecendo a aprendizagem e a retenção dos alunos do curso.
Assunto: Ensino a distância
Ativo Imobilizado
Efetividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40592
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4611/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista EDaPECI
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_Análise da efetividade no uso dos bens em polos do ensino a distância.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.