Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40592
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carolina Moreira Otsuru | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T23:52:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T23:52:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 512 | pt_BR |
dc.citation.epage | 529 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-171X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40592 | - |
dc.description.resumo | Este artigo versa sobre a efetividade no uso de bens disponibilizados nos polos de educação a distância de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais. Teve como objetivo geral analisar como uma IFES, escolhida para o estudo, realiza o controle da efetividade no uso dos seus ativos, considerando desde o planejamento e a especificação para a compra, as formas de aquisição possíveis, o conceito de custo total de propriedade, instalações, manutenções e o controle do desgaste para substituição. Para a realização da pesquisa empírica foi escolhido o curso de licenciatura em Química. Foram realizadas análises documentais, observação, entrevistas e levantamento, a fim de se atingir o objetivo da pesquisa. Como resultado foi identificado que há planejamento de compras de itens, que as compras seguem os parâmetros estabelecidos pela Lei das Licitações Públicas, e que ainda não foi desenvolvido o conceito de custo total de propriedade na entidade analisada. A partir do levantamento e das entrevistas realizadas foi constatado a satisfação dos usuários, com predominância de percepções positivas por parte dos participantes da pesquisa. Por fim, conclui-se que há efetividade no uso dos bens disponibilizados, favorecendo a aprendizagem e a retenção dos alunos do curso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista EDaPECI | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.other | Ativo Imobilizado | pt_BR |
dc.subject.other | Efetividade | pt_BR |
dc.title | Análise da efetividade no uso dos bens em polos do ensino a distância | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4611/pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Análise da efetividade no uso dos bens em polos do ensino a distância.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.