Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarolina Moreira Otsurupt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T23:52:45Z-
dc.date.available2022-03-29T23:52:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage512pt_BR
dc.citation.epage529pt_BR
dc.identifier.issn2176-171Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40592-
dc.description.resumoEste artigo versa sobre a efetividade no uso de bens disponibilizados nos polos de educação a distância de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais. Teve como objetivo geral analisar como uma IFES, escolhida para o estudo, realiza o controle da efetividade no uso dos seus ativos, considerando desde o planejamento e a especificação para a compra, as formas de aquisição possíveis, o conceito de custo total de propriedade, instalações, manutenções e o controle do desgaste para substituição. Para a realização da pesquisa empírica foi escolhido o curso de licenciatura em Química. Foram realizadas análises documentais, observação, entrevistas e levantamento, a fim de se atingir o objetivo da pesquisa. Como resultado foi identificado que há planejamento de compras de itens, que as compras seguem os parâmetros estabelecidos pela Lei das Licitações Públicas, e que ainda não foi desenvolvido o conceito de custo total de propriedade na entidade analisada. A partir do levantamento e das entrevistas realizadas foi constatado a satisfação dos usuários, com predominância de percepções positivas por parte dos participantes da pesquisa. Por fim, conclui-se que há efetividade no uso dos bens disponibilizados, favorecendo a aprendizagem e a retenção dos alunos do curso.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista EDaPECIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.otherAtivo Imobilizadopt_BR
dc.subject.otherEfetividadept_BR
dc.titleAnálise da efetividade no uso dos bens em polos do ensino a distânciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4611/pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Análise da efetividade no uso dos bens em polos do ensino a distância.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.